ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Lauro de Freitas ganha nova sala multifuncional que garante atendimento especializado para estudantes com deficiência

A Escola Municipal Enock Amaral, da rede de ensino de Lauro de Freitas, agora conta com uma sala de recursos multifuncionais. O espaço, que disponibiliza atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais e altas habilidades matriculados em classes comuns, foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nesta quinta-feira (07). A sala é a décima primeira em funcionamento no município.

A implantação da sala de recursos multifuncionais na escola localizada no Loteamento Jockey Clube, no Centro, faz parte de uma política de educação inclusiva da Semed. A secretária da pasta, Vânia Galvão, destaca que o atendimento especializado no processo de ensino garante condições de acesso à aprendizagem, com foco no desenvolvimento individualizado e na participação da educação regular.

“A educação de Lauro de Freitas tem aberto as portas para o ensino inclusivo. Em nossa rede temos cerca de 800 alunos com deficiência. Destes, 617 possuem laudo médico. Todos eles estão com atendimento com cuidadores. Com a inauguração de hoje chegamos a 11 escolas com salas multifuncionais, onde no total 126 crianças com deficiência estão sendo atendidas. Ainda na rede temos 18 professores especializados e mais cinco estão em formação. A meta do nosso projeto é que em 2023 possamos dobrar o número de salas”, relatou Vânia.

Cada sala de recursos multifuncionais tem a capacidade para atender até 12 estudantes. O espaço de atendimento especializado é equipado com tecnologias e mobiliários que se adequam às necessidades do aprendizado dos estudantes. Nas salas é possível encontrar materiais como dominó em libras, mapa em alto relevo, cadeiras e mesas adaptadas, pinça e pega de lápis diferenciadas e outros.

Na Escola Enock Amaral, a professora responsável pela sala é Iole Junqueira, que atende, atualmente, nove crianças. “O atendimento na sala multifuncional trabalha justamente aquilo que dificulta o aprendizado da criança na sala regular. 


Na maioria dos casos identificamos dificuldades de concentração, coordenação motora e outros.  A partir disso direcionamos para cada criança, que tem direito a dois atendimentos por semana, no contraturno, um desenvolvimento de ensino individualizado”, contou.

Mãe de Guilherme de nove anos, Cristiana Santana conta sua experiência com a Escola Enock. “Matriculei meu filho este ano aqui e me surpreendi com o acolhimento. Logo de início, a escola me passou que ele teria uma sala de atendimento especial, e isso faz toda a diferença. Ele é diagnosticado com autismo e no período da pandemia o quadro dele piorou muito, ele se auto agredia. Mas agora quando vem pra escola ele fica muito mais calmo e avançou muito aqui. Todo lugar que eu vou eu falo sobre o atendimento aqui da escola que é sensacional”, frisou.  

 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU