ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 8 de julho de 2022

PROMUNI: Prefeitura assina nova adesão com a Unime e oferta mais de 60 bolsas de estudo

Beneficiária do Programa Universidade para Todos Municipal (PROMUNI) de Lauro de Freitas, Lucicleide Reis conquistou há pouco mais de um ano o diploma de bacharel em Direito. Mas foi nesta sexta-feira (8) que a moradora de Itinga presenciou a assinatura do termo de adesão, por parte da Prefeitura Municipal e o Centro Universitário Unime, para a retomada do programa que já beneficiou mais de 900 pessoas, com bolsas de estudo de 100% para cursos de graduação.

“Realmente é muita emoção estar aqui neste momento. Eu vim da Itinga e sei o quanto o Promuni mudou a minha vida, assim como a da minha família também. Eu fui a primeira a ser graduada. Para os jovens que estão aqui eu posso dizer que se inspirem e acreditem, essa parceria é gigantesca e ninguém tem noção do tamanho da transformação que ela causa na vida de alguém”, disse Lucicleide em tom de reconhecimento.

O novo termo de adesão assinado pela Prefeitura de Lauro de Freitas e a Unime, por meio da sua mantenedora Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade S.A, vai conceder, inicialmente, 64 bolsas integrais já para o semestre letivo de 2022.2. As vagas de acesso ao ensino superior são destinadas para estudantes oriundos de escola pública, residentes do município. O edital completo, com todos os critérios, será divulgado na próxima semana.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, o novo Projeto de Lei do Promuni foi aprovado com unanimidade pela Câmara de Vereadores. “O programa nasceu com a Lei de 2007 e agora foi reformulado pela Lei nº 1.998/2022. O Promuni é uma abertura de compensação por parte da gestão, para que receitas de instituições privadas sejam transformadas em bolsas de estudos. A parceria só é possível se as universidades quiserem, e a Unime quis. Ao longo da história conseguimos que 900 alunos tivessem direito a essa bolsa. Agora, 64 famílias poderão ver seus filhos, parentes ou amigos estudando e se formando”, ressaltou.

Segundo Luiz Cláudio Guimarães, secretário Municipal da Fazenda (Sefaz), se calculado os valores de mensalidades compensadas nas receitas devidas das instituições, desde a implantação do Programa, a Prefeitura já realizou um investimento de mais de 20 milhões em educação de nível superior. A secretária de Educação (Semed), Vânia Galvão, ressaltou que o Promuni oportunizou a um conjunto de estudantes de Lauro de Freitas melhores condições de alcançar os seus sonhos profissionais.

Representante da Unime Lauro de Freitas, a diretora geral Odilia Moliterni destacou que o compromisso do corpo acadêmico é melhorar a vida das pessoas por meio da educação. “Acordamos todos os dias pensando em como construir uma educação melhor, em como entregar para o mercado profissionais preparados. O que estamos fazendo aqui hoje é plantando o futuro. Que este projeto seja exemplo para outros municípios”, completou.

E se o futuro profissional para jovens estudantes é logo ali, Maria Eduarda, aluna do CEEPTIC, está de olho nas oportunidades. “Saber de mais um programa que abre oportunidades de graduação representa muito. Mesmo com o SISU, o Prouni, esse programa do município é mais uma opção de conseguirmos formar em uma profissão e ter estabilidade.  Eu sempre tive vontade de crescer, de estudar Odontologia. Essa será mais uma possibilidade de mudar minha vida”, conclamou.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU