ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Lauro de Freitas realiza processo seletivo para o programa Integra Jovem; saiba onde realizar a inscrição

Com foco em oferecer qualificação profissional a estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio do Departamento de Assistência à Criança e Adolescente (DACA), da  Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), abre na próxima segunda-feira (18) processo seletivo para o Programa Integra Jovem. 


O Programa será dividido em duas etapas com 100 alunos cada, beneficiando 200 jovens, no total. Os alunos devem ser moradores do município há pelo menos dois anos, integrantes do CadÚnico e referenciado na rede socioassistencial. 


O público-alvo interessado deve realizar inscrições na quadra da PEC 3000, na Itinga, ou no auditório Abdias do Nascimento, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, de segunda-feira (18) até quarta-feira (20), das 8h às 16h30. É necessário portar documento de identificação com foto, comprovantes de residência e matrícula, além de declaração de acompanhamento do CRAS, com número do NIS.


Os alunos serão submetidos a uma avaliação de conhecimentos gerais e entrevista social. Dos 200 selecionados, de acordo com o rendimento, 100 serão contemplados para a primeira edição do programa prevista para fim de maio e os outros 100 para a segunda edição com programação para o mês de novembro.


A qualificação profissional será baseada em duas vertentes: desenvolvimento da cidadania e qualificação para o mundo de trabalho. O curso tem carga horária de  280h e duração planejada de cinco meses. 


O Programa Integra Jovem possui eixos voltados para a formação nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e de empreendedorismo, de acordo com Alfredo Pacheco,  diretor do Departamento de Assistência Social à Criança e ao Adolescente (DACA), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), órgão responsável pela execução do Programa. 


"Os dois primeiros módulos terão conteúdos genéricos para todos os alunos. No primeiro, os conhecimentos estarão voltados ao desenvolvimento da cidadania; o segundo, para aquisição de habilidades para o mundo do trabalho; a partir do terceiro eles terão acesso ao conteúdo profissionalizante de acordo com a área escolhida; o quarto módulo será o estágio prático", explicou. Os alunos terão a oportunidade de estagiar em departamentos da gestão municipal e setores de empresas privadas parceiras do projeto.


As aulas ocorrerão de forma presencial, nas instalações da faculdade Unime, no Centro, às segundas, quartas e sextas, nos horários das 8h às 12h (matutino) e 13h às 17h (vespertino).


“É um marco! Seguimos buscando alternativas no combate às vulnerabilidades sociais e entendemos que a capacitação dos nossos munícipes é um dos melhores meios para isso. O Integra Jovem é uma proposta de excelência para viabilizar oportunidade aos moradores da nossa cidade na inserção ao mercado de trabalho. Planejamos o projeto para que entre na história de Lauro de Freitas como um transformador de realidades na vida do nosso amado povo. Promover conhecimento é uma das formas mais eficazes de garantir um futuro melhor em nosso município”, afirmou Tito Coelho, secretário da Semdesc.


O Integra Jovem ocorre com apoio do Edital Itaú Social 2021, do qual a gestão municipal foi contemplada e também conta com a parceria da Universidade Metropolitana (UNIME) – Lauro de Freitas.



Jornalista: Aina Soledad

14/04/2022

--------------------------------

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Isabela Rocha - Coordenadora de Jornalismo

Mara Campos - Superintendente de Comunicação

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU