ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 3 de março de 2022

Sentimento de felicidade marca volta às aulas presenciais da rede municipal de Lauro de Freitas

 

Sentimento de felicidade marca volta às aulas presenciais da rede municipal de Lauro de Freitas


Nem mesmo a forte chuva que caiu na cidade na manhã desta quinta-feira (3) tirou o ânimo dos irmãos Kauane Silva e Luis Henrique de iniciarem o ano letivo 2022, na rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. Estudantes do 7º ano no Instituto de Educacão Profissionalizante Eurides Sant'Anna, no bairro de Itinga, os dois fazem parte do universo de 25 mil alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que retomam, hoje, as atividades totalmente presenciais, após quase dois anos longe da sala de aula devido à pandemia da Covid-19.


Entre a ansiedade de rever os amigos e professores, os irmãos encontraram na unidade escolar os protocolos necessários para prevenir a disseminação do vírus: medição de temperatura no portão de entrada, dispenser com álcool gel, pias para higiene das mãos, informativos de distanciamento social e uso obrigatório da máscara. As medidas, que seguem o padrão de controle e prevenção sanitária, foram preparadas em todas as escolas municipais.


O sentimento de alegria em poder continuar os estudos dentro da escola predominou entre os estudantes que consideraram o momento como um recomeço. Kauane, 12 anos, destacou a dureza do tempo em que ficou afastada da escola. “Logo quando pararam as aulas a gente gostou, mas depois de um mês entendemos a gravidade da pandemia e aí se passaram dois anos. Isso afetou muito, inclusive para os pais que tiveram que ir trabalhar e deixaram seus filhos sozinhos em casa, ou ficaram em casa sem ir trabalhar”, relatou.


Apesar do ensino remoto com a transmissão de aulas pela TV kirimurê, caderno de atividades e disponibilização de tablets educacionais pela Prefeitura Municipal aos alunos, durante a fase crítica da pandemia, nada se compara a troca de saberes que uma vivência na unidade escolar proporciona a estudantes e professores. E é essa interação que o irmão Luis Henrique, de 11 anos, mais estava sentindo falta.


“Ainda bem que as aulas voltaram. Eu não gostei muito de ficar em casa só com aula online, porque não tinha os professores presenciais para dar dicas. Eu acordei bem cedo nesse primeiro dia, estou me sentindo feliz, que nem a chuva vai tirar a nossa alegria. Agora eu vou conhecer a sala nova, saber quem são os professores deste ano e conhecer os novos alunos”, contou Luis enquanto caminhava pela escola.


De acordo com a secretária municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, apesar do retorno no primeiro dia após o Carnaval, também marcado por fortes chuvas, houve presença significativa dos estudantes nas escolas municipais. “Algumas unidades de ensino ainda passam por pequenos ajustes, mas nada que comprometa o andamento das aulas, tampouco o trabalho de todos os profissionais envolvidos na educação municipal”, relatou.


Neste retorno das aulas, pais e responsáveis marcaram presença. Fabiane Borges, mãe de Marcone Ferreira, aluno do 6º ano no Instituto Eurides, foi uma das mães que fez questão de acompanhar de perto o primeiro dia. “O estudo em casa não é a mesma coisa que na escola. Para mim é uma felicidade poder vir trazer meu filho e incentivar ele a estudar”, contou.


Já as aulas da Educação Infantil (creche e pré-escola) vão iniciar, oficialmente, na próxima segunda-feira (7). Nesta quinta e sexta, os pais e responsáveis pelos novos alunos do segmento infantil devem fazer a pré-matrícula. Com isso, a estimativa é que em 2022 ultrapasse os 28 mil alunos na rede municipal. Lauro conta com 80 escolas próprias e conveniadas.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU