ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 24 de março de 2022

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, CTA de Lauro de Freitas destaca importância do tratamento

 


No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, CTA de Lauro de Freitas destaca importância do tratamento


Na manhã desta quinta-feira (24), Dia Mundial do Combate à Tuberculose, profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Lauro de Freitas destacaram a importância da realização do tratamento de forma adequada e do acolhimento aos pacientes diagnosticados com a patologia. Jeane Figueiredo, enfermeira assistencialista do Programa de Tuberculose e Hanseníase do município, ressalta a necessidade das pessoas estarem atentas aos sintomas da doença.


“A tuberculose, apesar de ser uma doença milenar, ainda é negligenciada por muitos, daí a necessidade de ter atenção ao aparecimento de sintomas, que são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina e perda de peso de forma abrupta. Uma vez apresentados esses sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde vai passar por uma triagem e ser direcionado para a rede de referência voltada ao diagnóstico e tratamento da doença”.


Lauro de Freitas conta atualmente com 61 pacientes que estão realizando tratamento para a doença e pouco mais de 100 pessoas em processo de investigação, por terem contato com diagnóstico positivo para a tuberculose. Com a pandemia do novo coronavírus, é preciso um olhar ainda mais criterioso sobre os sintomas, que são parecidos com os da Covid-19, com exceção da perda de peso. 


Em Lauro de Freitas, o diagnóstico diferencial é feito no laboratório do Hospital Jorge Novis, onde são realizados os exames para diagnóstico, como a baciloscopia direta do escarro e raio x do tórax, além do teste tuberculínico, voltado para quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença. O secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira do Nascimento, ressaltou que o acolhimento a estes pacientes é tão importante quanto o tratamento adequado da doença.


"Nossa rede de saúde está totalmente preparada para diagnosticar, tratar e principalmente acolher este paciente, prestando um atendimento humanizado. A pandemia está nos ensinando que o acolhimento é muito importante para salvar vidas. Precisamos nos unir na missão de divulgar quais os sintomas da tuberculose e a importância das pessoas com suspeita procurarem, o quanto antes, uma de nossas unidades de saúde, para iniciarem, quando confirmada a doença, o tratamento adequado”.


Diagnosticada com tuberculose em 2018, a técnica de enfermagem do CTA, Marta Gonçalves, é a prova viva da eficácia do tratamento. “Mesmo com todo conhecimento sobre a doença eu fui acometida. Temos o controle, temos os cuidados e o tratamento, mas é preciso procurar o médico assim que aparecerem os sintomas, porque se hoje eu estou aqui é porque procurei a rede municipal de saúde e fui curada. Se está sentindo os sintomas, não se envergonhe, procure ajuda, porque a doença pode chegar para qualquer um”, declarou.


 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU