ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

CEJUSC de Lauro de Freitas homologou mais de 1.500 acordos em 2021


 CEJUSC de Lauro de Freitas homologou mais de 1.500 acordos em 2021


Apenas durante o ano de 2021, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) de Lauro de Freitas homologou 1.523 acordos extrajudiciais, de forma rápida e por meio da mediação, evitando o processo judicial litigioso. O órgão ajuda a solucionar questões de forma mais rápida e consensuada entre as partes. De 2017 a 2021 o CEJUSC realizou mais de 5.500 atendimentos e homologou 4.801 acordos.


Em função do aumento de casos ativos da COVID-19 no município, o atendimento presencial da CEJUSC está suspenso, no entanto, a população pode buscar os serviços e demais informações em uma das três unidades do órgão, que funcionam nas Administrações Regionais (ARs) de Areia Branca e Itinga, nos seguintes números (71) 3291-8809 e (71) 98774-6689, respectivamente, e na unidade da Faculdade Maurício de Nassau, no número (71) 3505-4501.


O funcionamento do CEJUSC no município é resultado de uma parceria da administração municipal com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). De acordo com a coordenadora geral do equipamento, a advogada Luanda Nascimento, a maior parte dos atendimentos realizados pelo órgão envolvem questões relacionadas a pagamento de pensão alimentícia, divórcios e conflitos entre vizinhos, e a sentença homologatória costuma ser concedida pelo juiz em poucos meses.


“A diferença entre o trabalho que fazemos aqui no CEJUSC, trabalhando como  mediadores entre as partes para buscar uma solução consensual para a questão, e um processo litigioso, é o tempo. No litigioso estas questões costumam levar até cinco anos para serem resolvidas, mas quando as partes entram em um entendimento o juiz homologa diretamente, com exceção de alguns casos em que há menores de idade envolvidos, daí o Ministério Público precisa ser ouvido”,explicou.


Lícia Maria Cunha Maia da Silva procurou o CEJUSC para realizar o seu divórcio. “Tinha ouvido falar do serviço, vim constatar e fui muito bem atendida. Todo o processo do divórcio durou muito pouco, cerca de 4 ou 5 meses, tudo muito rápido e eficiente. Me senti muito acolhida e a satisfação foi de ambas as partes, tanto para mim como para meu ex-marido. Na época existiam muitas divergências entre eu e ele, mas conversando no CEJUSC chegamos a um acordo”, declarou Lícia.


A qualidade do atendimento do CEJUSC, também foi constatada por Rita Celeste, moradora do Parque Santa Rita, Bairro da Itinga. “Tenho uma filha de 10 anos e teve um tempo que o pai estava se recusando a pagar a pensão dela, aí fui no CEJUSC, que chamou ele e o problema foi resolvido bem rápido e nunca mais ele atrasou o pagamento. O atendimento foi tão bom e rápido que hoje sempre indico pessoas para irem lá”, declarou.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU