ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Luta pelo fim da violência contra a mulher vai além da campanha Agosto Lilás, diz SPM de Lauro de Freitas



Prevenir e combater todas as formas de violência contra o público feminino é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas. Durante a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar, a SPM reforçou as atividades que fomentam a igualdade de gênero. Capacitação de servidores, palestras de empoderamento e projetos de autonomia financeira fizeram parte das ações voltadas a esse público.


As ações desenvolvidas em alusão ao mês Agosto Lilás contribuíram para o fortalecimento da autonomia de mulheres do município. Junto a Ronda Maria Penha e a Igreja Adventista, a SPM alertou o público feminino para o fim da violência doméstica através da live “Quebrando o Silêncio”. Já com o propósito de multiplicar as informações da campanha, a Secretaria participou da roda de conversa “Vencendo a Violência Doméstica”, promovida pela Igreja Monte das Oliveiras.


A conscientização feita pela SPM também foi levada para a palestra “Violência não tem Desculpa”, organizada pela Ordem de Pastoras e Ministras. Na capacitação interna de servidores, com participação de Michele Fraga, coordenadora de Autonomia da SPM-BA, a Secretaria refletiu sobre a relevância da promoção de políticas públicas e a eliminação das desigualdades históricas entre homens e mulheres, a fim de combater todas as formas de preconceito, discriminação e violação de direitos das mulheres.


Segundo reforçou Juçara Neves, secretária de Políticas para Mulheres (SPM), as atividades de enfrentamento à violência contra a mulher visaram fortalecer a campanha do Agosto Lilás e terão continuidade. “Outros projetos de qualificação e ações que contribuem para a independência das mulheres ainda serão realizados. Finalizamos o mês de conscientização, mas a luta continua até quando todas as mulheres possam usufruir de uma sociedade mais justa, igualitária e com seus direitos garantidos”, ressaltou.


A equipe da SPM ainda esteve nas ruas do Centro de Lauro para promover a campanha do Agosto Lilás e dar visibilidade a Lei Maria da Penha, bem como divulgar as redes de assistência e proteção à mulher em situação de violência do município. Através do Programa Capacita Mulher, projeto elaborado pela SPM em parceria com a Faculdade Uninassau, mulheres de Lauro de Freitas participaram de cursos baseados no empreendedorismo feminino, com foco na autonomia e empoderamento.


*Agosto Lilás*


A campanha Agosto Lilás surgiu como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Durante todo o mês, anualmente, a União, os estados e municípios promovem ações de mobilização, debates, encontros, eventos e campanhas educativas, com o objetivo de esclarecer e combater as diferentes formas de violência contra as mulheres.


 


Telefones úteis


Central de Atendimento à Mulher: 180


Secretaria de Políticas para Mulheres: 3369 - 6596


Centro de Referência Lélia Gonzalez: 3289 - 1032


Defensoria Pública: 3288 - 8854


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU