ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SEJU realiza final do primeiro Concurso e Recital de Poesias nesta terça-feira (31)



A final do primeiro Concurso e Recital de Poesias, promovido pela Secretaria Municipal de Juventude (SEJU), será realizada nesta terça-feira (31), às 14h, no Cine Teatro Lauro de Freitas. Dez finalistas concorrem aos prêmios de 1º, 2º e 3º lugar. O jovem que fizer a melhor declamação também será premiado. O concurso homenageia o centenário de Tude Celestino de Souza, poeta precursor da memória e identidade ipitanguense.


Os dez finalistas, pessoas com idade entre 15 a 29 anos que residem no município, farão parte do primeiro e-book e livro de “Poesias da Seju”. Os vencedores, colocados do primeiro até o terceiro lugar, receberão uma placa e um prêmio. A avaliação final do concurso será feita pelo corpo de jurados, composto por Gildásio Freitas, historiador e cordelista, e Tina Tude, atriz e filha do homenageado.


De acordo com a Seju, o Concurso e Recital de Poesias estimula e valoriza a produção de trabalhos artísticos de jovens do município, bem como fomenta o desenvolvimento da consciência cidadã e da arte popular. A realização do evento, parte da celebração do mês da juventude, obedece a todas as determinações de prevenção a Covid-19.


Homenageado


No dia 25 de junho deste ano, o município de Lauro de Freitas celebrou o centenário de nascimento do cânone da poesia ipitanguense Tude Celestino de Souza. Personalidade que marca a história do município até os dias atuais, Tude Celestino é uma referência da cultura e identidade do território local. Suas poesias retratam a vida boêmia, o amor, o lugar da sertanidade e, sobretudo, a presença do traço nordestino.


 

Poesias classificadas:


A REALIDADE (Kailane Dias Gomes)

PANDEMENTE (João Marcos Souza do Rosário)

A MATA (Romario da Cunha Oliveira)

MEU "CHÊRO" (Dara Cardoso de Araújo)

ÁGUAS DE PITANGAS (Gabriela Conceição Muniz)

BENDITA SEJAS (Eunice Conceição da Silva)

EM TEMPOS DE MUITA PRESSA (Winnie Lorena Braga Carvalho)

CICATRIZES QUE FALAM (Fernanda Silva dos Santos)

THOR (Júlio Novais Damaceno)

OCEANO (Diana Ribeiro)


 


 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU