ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 30 de julho de 2021

ESPECIAL 59 ANOS: Com economia promissora, Lauro de Freitas se destaca na atração de negócios e geração de empregos


Lauro de Freitas é a cidade que mais gerou empregos formais na Bahia nos últimos meses. A conclusão é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que apontou a 1ª posição do município no ranking de criação de postos de trabalho nesse primeiro semestre de 2021. Em abril, o saldo positivo foi de 2.058 empregos gerados, liderança mantida em maio, com a criação de outros 708 vínculos celetistas.


A atração de negócios é um dos grandes fatores que faz gerar postos de trabalho e mantém a economia local aquecida. No primeiro trimestre deste ano, apesar da crise sanitária da Covid-19, o município apresentou um número de abertura de empresas superior ao mesmo período do ano passado. Foram 407 empreendimentos regularizados, de janeiro a março de 2021, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda, e 281 em 2020.


Ao completar 59 anos de emancipação - 31 de julho - Lauro de Freitas tem um desenvolvimento econômico bastante estruturado no setor de serviços e comércio, o que representa 90% de sua base. Fato histórico, o município estabelece uma condição de atratividade interessante para o segmento empresarial através da redução da alíquota de ISS, em carga tributária definida até o mínimo de 2%.


Reconhecida como uma cidade boa para fazer negócios, grandes empreendimentos se instalaram no município no último ano. A chegada do Parque Shopping Bahia, maior complexo comercial do Brasil, fez gerar mais de 3.500 empregos. Logo após, a vinda do primeiro Centro de Distribuição no Nordeste do Mercado Livre trouxe mais 500 postos de trabalho. A abertura do supermercado Brasil Atacarejo proporcionou a geração de cerca de 250 empregos diretos.


Se em 2020 Lauro de Freitas ocupou posição de destaque na geração de emprego, com o saldo positivo de 1.628 postos, segundo o CAGED, o ano de 2021 espera números ainda mais otimistas para o segundo semestre. Vale ressaltar que outro grande empreendimento está em fase de implantação no município, o Mercadão da Bahia. O centro comercial vai abrigar diversos pontos de negócios ligados à gastronomia, compras, turismo e cultura.


Na avaliação de Edailton Carvalho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lauro de Freitas, o município é o melhor lugar para se fazer negócios. “A CDL está há quase duas décadas no município. Vemos uma cidade pujante, com mais de 200 mil habitantes e mais de 16 mil CNPJ ativos. A cidade tem evoluído bastante, com muitas frentes de obras, além de termos munícipes e empresários que buscam a profissionalização”, frisou.


*Economia fomentada*


Com a atração de novas empresas e a empregabilidade crescente, a movimentação econômica de consumo também ganhou força. Atenta a este fato e com vista ao fortalecimento de micros, pequenos e médios empreendedores, a Prefeitura Municipal lançou o “Programa Cidade Solidária e Sustentável”, em junho deste ano. A iniciativa reúne 16 ações voltadas para a geração de emprego e renda, fomento à produção e consumo local e a qualificação de mão de obra.


Promoção de feiras da economia solidária, com participação de expositores locais, é outro exemplo entre ações da Prefeitura que estimula o aquecimento econômico, assim como o Projeto CIO da Terra, desenvolvido no bairro de Quingoma, em parceria com o Governo do Estado. A implantação de um camelódromo na Itinga e a reforma e ampliação do Mercado Municipal, no Centro, também fomentam geração de emprego e renda.


O incremento na economia ainda é notado devido ao grande volume de obras de infraestrutura em execução no município. Nos últimos anos, Lauro de Freitas recebeu R$560 milhões em investimentos do Governo do Estado, para obras como a de macrodrenagem do Rio Ipitanga, esgotamento sanitário e outras. O mercado imobiliário não fica para trás. No resultado apontado pelo CAGED de abril deste ano, 994 empregos gerados são do setor de construção.


*Polo industrial cervejeiro*


Além de se destacar no setor de serviços e comércio, Lauro de Freitas é um forte polo industrial entre as cidades baianas. Um segmento que cresceu nesse ramo foi o de cervejaria artesanal. Atualmente, nove fábricas estão instaladas no município de um total de 19 em todo o estado da Bahia. Aliado a Prefeitura, fabricantes da bebida planejam uma agenda de eventos pós pandemia, e com foco no turismo cervejeiro.


A Proa Cervejaria é uma das integrantes desse polo no município. Para a proprietária e mestre cervejeira, Débora Lehnen, a fábrica foi instalada em um local privilegiado. “Com a maioria das cervejarias artesanais na cidade, Lauro já é um polo cervejeiro. Estamos operando há três anos e apesar de sofrermos impactos por conta da pandemia, o segmento segue organizado na busca por mais reconhecimento institucional”, projetou.


*Economia aos cofres públicos*


Desenvolvimento econômico bom também é aquele que sabe evitar gastos. Neste sentido, a Prefeitura Municipal avançou no equilíbrio fiscal quando inaugurou, no ano passado, o primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas, o CALF. A mudança de 12 secretarias para um único lugar proporcionou uma economia anual aos cofres públicos de R$1,2 milhão e oportunizou mais investimentos em serviços públicos.


O CALF, fruto de contrapartida social, impactou diretamente na rotina do município e tem contribuído positivamente na economia da cidade. A  concentração de vários serviços públicos facilitou o acesso da população.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU