ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Projeto Anjinhos da Praia ensina lições de primeiros socorros a crianças

Cerca de 80 crianças de 7 a 9 anos acordaram cedo nesta quinta-feira (30) para participar de mais um dia de atividades do Projeto Anjinhos da Praia. Em sua 3ª edição, a iniciativa é realizada na praia de Piatã, em Salvador, pelo Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o objetivo de formar multiplicadores que ajudem a reduzir o número de acidentes na praia. Além das lições de salvamento e primeiros-socorros, a criançada aprende também noções de cidadania, disciplina, meio ambiente, alimentação saudável, entre outros conteúdos.

“O GMar detectou um grande número de ocorrências com crianças e adolescentes. À época, a Tenente Coronel Ana Fausta, estudando este dados estatísticos, resolveu fazer um trabalho de prevenção. Se a gente começasse antes a trabalhar os perigos do mar, conseguiríamos diminuir o número de ocorrências com crianças nessa faixa etária. As crianças escolhidas para o projeto são de 7 a 13 anos porque elas passarão a ser multiplicadoras desse conhecimento”,  explicou a coordenadora do Anjinhos da Praia, Sargento Manzi.

A cada edição, cerca de 150 crianças participam do projeto, após se inscrever gratuitamente no site do CBMBA. As aulas acontecem sempre no verão e giram em torno do lema ‘Educar é Prevenir’. Dentre os participantes, todos acompanhados dos pais ou responsáveis, há crianças com autismo e Síndrome de Down para favorecer a inclusão. “Nós temos aqui prevenção e acidente no meio aquático, no meio doméstico, lições de cidadania e respeito às diferenças. Além de aprender os ensinamentos, os meninos têm um carinho muito grande com a gente”, afirmou o coordenador pedagógico do projeto, Sargento Paulo.

Os ensinamentos deixam as crianças mais conscientes, tornando o passeio na praia e o banho de mar mais responsáveis. Uma experiência que encanta pais e filhos como, a psicóloga Fabiana Amorim e o filho Bruno de Paula, de nove anos. “Eu acho muito legal porque é divertido e dá um ensino diferente”, disse Bruno.  “Traz um reforço aos valores do respeito às pessoas, à pátria e principalmente pela questão dos primeiros socorros, para eles estarem atentos porque, mesmo crianças, eles têm capacidade de contribuir com a sociedade. Eu estou aqui maravilhada”, contou Fabiana.

A edição 2020 do projeto Anjinhos da Praia será encerrada neste sábado (1) com a formatura e entrega dos certificados para os alunos das três turmas que participaram das atividades ao longo do mês de janeiro.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU