ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Profissionais de saúde de Lauro de Freitas participam de curso para aplicação da vacina BCG

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), está promovendo um curso de capacitação sobre a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin). A atividade é voltada para os enfermeiros e técnicos de enfermagem, vinculados à Atenção Básica do município. O curso tem uma carga horária de 16 horas e está sendo desenvolvido na UNIME, com aulas teóricas e práticas.  Ao todo, são 100 profissionais de saúde inscritos na capacitação, requisito fundamental para a aplicação da vacina. O curso foi iniciado na última terça-feira (02) e encerra amanhã (05).

A BCG é a primeira vacina que os recém-nascidos recebem. Protege contra a tuberculose, doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. De acordo com Lucas Moreira, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, o curso ensina os métodos de aplicação da vacina e faz uma abordagem geral sobre a doença. “Na aula teórica, trouxemos um pouco do que é a doença, reforçando a importância da prevenção. Na aula prática, eles aprenderam a dose e via corretas, o tipo, a forma como o sistema imunológico do recém-nascido age e os eventos adversos que podem ocorrer”, disse. 

Para a enfermeira Ana Paula Souza, que trabalha na USF de Cidade Nova, o curso foi esclarecedor. Ela lembra que a BCG é a única vacina do calendário infantil que é feita de forma intradérmica, sendo necessária a capacitação. “Eu nunca apliquei uma vacina intradérmica, porque não tinha feito esse curso. Agora, estou pronta para atender a população, orientar e supervisionar o trabalho dos técnicos de enfermagem. Foi um aprendizado muito importante. O curso superou todas as minhas expectativas”, disse

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU