ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Lauro de Freitas inicia atividades do Movimento Julho das Pretas nesta quarta-feira (13)

 

Para dar visibilidade ao Julho das Pretas e ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), organizou uma programação especial, com atividades e debates acerca do tema. As atividades serão gratuitas e divididas em dois momentos, nos dias 13 e 25 de julho.


No dia 13 de julho, a ação será no auditório da Unime, das 14h às 17h. Além das atividades culturais, será realizada uma roda de conversa, com o tema “Em defesa da vida das mulheres negras pelo bem viver”, com a participação de Nairobi Aguiar, historiadora e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, e de Gilmara Bittencourt, enfermeira especialista em Saúde da População Negra.

A superintendente da Sepadhir, Aline Santos, destaca a importância do diálogo, para enfrentamento ao machismo, racismo e LGBTfobia. “Nesse mês, ressaltamos a importância da luta das mulheres enquanto um processo de transformação das relações sociais. Traz em evidência as formas como as mulheres negras têm suas vidas perpassadas pelo racismo estrutural, institucional e outras violências. Em parceria com a sociedade civil, vamos realizar nossa roda de diálogo, tendo como finalidade pautar na agenda política os direitos dessas mulheres, tendo em vista, que ocupamos os piores indicadores em relação à política de assistência social, seguridade e previdência, emprego e renda e espaço de poder”, comentou.

De acordo com a historiadora Nairobi Aguiar, o “Julho das Pretas” é um movimento importante para que as pessoas reflitam sobre a dívida histórica que o estado brasileiro tem com as mulheres negras. “É uma oportunidade de tratar de duas formas de opressão que estão em uma encruzilhada. O ser mulher, que enfrenta diversas vulnerabilidades na sociedade, e quando se trata de uma mulher negra, essa opressão chega de uma forma mais intensa. Mas estamos vivas, resistindo, cobrando política pública para esse segmento tão importante da população”, disse.

O segundo momento do Movimento “Julho das Pretas” será no dia 25/07, com a Feira da Diversidade, no Quilombo do Quingoma. A feira tem como tema central “O protagonismo das mulheres negras”, com exposições e vendas de produtos artísticos e culturais. A programação conta ainda com desfile afro, oficina de turbante, roda de diálogo, atendimento à saúde da mulher negra, roda de capoeira feminina, entre outras atividades. A Feira será aberta ao público e acontece das 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU