ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Julho Amarelo: Prefeitura de Lauro de Freitas promove ações de prevenção às hepatites virais

 

Atendimento médico especializado, realização de testagens rápidas e aplicação de vacina estão entre as estratégias escolhidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), para o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais. Dentro da campanha Julho Amarelo, a programação planejada pela Superintendência de Vigilância em Saúde ainda conta com distribuição de preservativos, palestras em unidades de saúde, avaliação da caderneta de vacinação e vistorias em estabelecimentos comerciais.

A atividade que abre o cronograma estratégico, com café da manhã, será realizada na próxima terça-feira (5), no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), localizado na Rua Graciosa, nº 23, em Vila Praiana. No dia 09/07, equipes farão uma ação de orientação e testagem no bairro do Jambeiro, das 8h às 14h. O Dia D de mobilização de conscientização e prevenção às hepatites virais acontece no dia 16/07, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 14h. 

Também no dia 16/07, equipes do CTA/SAE farão divulgação da unidade de testagem e aconselhamento, das 8h às 14h, na avenida Amarílio Thiago dos Santos, próximo ao Posto Shell. A ação de orientação e testagem ainda passa pelo bairro de Itinga, das 8h às 14h, no conjunto habitacional Quinta da Glória. No dia 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, as equipes de saúde farão ações nas USF’s, estúdios de tatuagem, barbearias e salões de beleza, das 8h às 16h. 

Ainda na programação, durante todo o mês de julho, equipes do programa IST/HIV/AIDS farão visitas nas Unidades de Saúde da Família, em horários de maior fluxo, para disponibilizar testagens e treinamento. O coordenador do CTA/SAE, Djair de Deus, destaca a unidade especializada que dispõe de acompanhamento para diagnóstico positivo de hanseníase, tuberculose e ISTs, além das hepatites virais.

“A unidade está em novo endereço, no bairro de Vila Praiana, com uma estrutura ampliada. Temos atendimentos com médicos clínicos, dermatologistas, pneumologista e infectologistas. Neste mês, reforçamos o alerta para a prevenção das hepatites virais, mas também fazemos a divulgação dos nossos serviços. No dia 06/07, estaremos presentes no aniversário da USF Tarumã, em Itinga, com serviços de orientação e testagem”, frisou Djair. 

Hepatite

A hepatite, que pode variar nos tipos A, B, C, D e E, é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU