ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 30 de julho de 2022

Artes manuais de Lauro de Freitas são destaques na Expo Feira de Artesanato

 


Costura criativa, bijuterias, artesanatos em metais, madeira, desenho em papel e pintura em tela estão entre os itens confeccionados pelas mãos habilidosas dos artesãos que participam da Expo Feira de Artesanato de Lauro de Freitas até domingo (31). A iniciativa,  desenvolvida pela Secretaria de Administração (SECAD) e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE), em parceria com Parque Shopping Bahia, oportuniza mais de 15 empreendedores a demonstrarem seus produtos.

 

A Feira está no 3º piso de forma inteiramente gratuita para expositores e visitantes. De acordo com a prefeita, Moema Gramacho, a exposição integra a programação de ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da cidade, celebrado neste domingo (31). "Essa é uma maneira de fomentar emprego e renda. A maioria da peças é desenvolvida por mulheres e estamos aqui para ajudar no que for preciso para auxiliar na autonomia financeira feminina", disse, impressionada com as esculturas em coco seco, bonecas, biscuit e vasos ornamentais.

 

Entre os expositores, às profissionais trancistas afro do Baobás das Pretas chamam a atenção de quem passa pelo local. Além das vestimentas, os turbantes com temas africanos abrilhantaram o evento. Professoras e alunas do coletivo realizaram, nesta sexta-feira, um desfile entre os corredores da feira.  Cada jovem que subiu à passarela transmitiu uma lição de empoderamento e descoberta do ressignificado da potência feminina negra. "Baobás é resistência e a mulher negra resiste até hoje enfrentando o mercado de trabalho e lutando contra o racismo", disse a mentora do grupo, Nana África.

 

Expondo seus produtos pela primeira vez em um estande de eventos, a artesã Telma Josefa avalia a experiência como positiva. Para ela, a expectativa é de muitas vendas e expansão do conhecimento. "Eu já trabalho com a confecção de pesos de porta e bonecas há algum tempo, mas antes era como um passatempo, agora faço de forma profissional. Estar em um shopping é bastante empolgante, me sinto valorizada enquanto profissional e espero fazer muitos contatos bons por aqui", disse ela que mora na Itinga.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU