ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Em roda de conversa, Prefeita destaca ações de prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes em Lauro de Freitas

 


A importância da prevenção, informação e formas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes foram explanados pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, em roda de conversa promovida pelo Conselho Tutelar do município. O encontro, que ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), nas Aldeias Infantis SOS Brasil. 


O evento contou com a presença dos conselheiros municipais, vereadores, entre outras autoridades. A abertura da atividade teve a apresentação das crianças do projeto Tio Fla, que emocionou os presentes com a música “O Seu Corpo É Um Tesourinho”, temática da campanha.

A prefeita destacou que a prevenção a exploração e violência sexual contra  crianças e adolescentes é fundamental. “Não podemos permitir nem ficar impune a exploração sexual contra crianças e adolescentes. É preciso que trabalhemos para prevenir. Em nossa cidade, os nossos CRAS têm feito um importante trabalho de acolhimento, atendimento e assistência às crianças e duas famílias. Tudo isso através de ação firme do Conselho Tutelar, da Criança e do Adolescente, e também do encaminhamento aos CREAS, para investigação, tratamento e acolhimento. Para além dessas ações, o dia de hoje mostra a importância da integração de políticas públicas”, comentou. 

Gramacho também fez um alerta ao uso de aparelhos digitais pelas crianças.  “Nós estamos terceirizando nossas crianças para celular e computador e eles estão sendo manipulados, em sua grande maioria, nesse sistema. Temos que ter muito cuidado, é bom sempre verificar o que eles estão fazendo. Temos que fiscalizar, saber como utilizar e criar mecanismos para cuidar das nossas crianças e jovens”, alertou a gestora. 

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania (Semdesc), Tito Coelho, ressaltou a atuação do órgão junto ao Conselho Tutelar para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Ele comentou que as ações educacionais promovidas pela pasta contribuem para mitigar a violação dos direitos desse público. “Proteger é preciso, mas para proteger é também preciso desenvolver políticas públicas que garantam essa proteção. Por isso, a nossa Secretaria desenvolveu diversos programas com esse objetivo. Cito aqui o Capacita Jovem, Integra Jovem, Jovem Empreendedor e o Qualifica Cidadão. Através desses programas, já formamos mais de 540 jovens no nosso município e alguns deles passaram a ingressar no mercado de trabalho ao participar da nossa qualificação”, contou. 

“A nossa missão é proteger e defender as nossas crianças e adolescentes. Temos o compromisso de ajudar no enfrentamento à negligência, violência e exploração sexual”, disse o coordenador do conselho tutelar, Jocimar Dantas.

Em Lauro de Freitas, informações e denúncias sobre violência a crianças e adolescentes podem ser realizadas no Conselho Tutelar, através do telefone 71 3379-6948 ou 3288-8763, e também no e-mail conselhotutelardelf@gmail.com. Além do canal de atendimento municipal, o cidadão também pode entrar em contato com o Disque 100, do Governo Federal, que recebe denúncias de todo o Brasil e direciona à cidade de origem para as tratativas.

Faça Bonito

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada nesta data, em 1973. Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.





Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU