ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Covid-19: PA Santo Amaro de Ipitanga completa 2 anos com mais de 70 mil atendimentos em Lauro de Freitas


Nesta sexta-feira (15), o Pronto Atendimento Santo de Ipitanga, completa dois anos de funcionamento. A unidade foi inaugurada em abril de 2020, período em que estavam sendo registrados os primeiros casos da Covid-19. Neste período realizou mais de 70 mil atendimentos, se consolidando como uma referência no tratamento de pacientes com síndromes gripais e respiratórias.


O equipamento oferece exames para diagnóstico da Covid-19, raio-X, análises laboratoriais e eletrocardiograma. Possui 200 colaboradores, entre médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e administrativo. Na fase mais aguda da pandemia, chegou a realizar 300 atendimentos em 24 horas, com leitos lotados e filas de espera. Gil Jaraguá, coordenador da unidade, conta que foram momentos de superação.


“Passamos aqui os piores momentos das nossas vidas. Pacientes usando oxigênio nos corredores, em cadeiras de roda. Eram muitos pacientes da região metropolitana. As equipes estavam exaustas. Passamos por sufocos muito grandes, mas nossos profissionais nunca baixaram a guarda. E a população sempre confiou no nosso trabalho. Hoje, estamos no melhor momento”, comentou.


Ricardo Lissa Lagos, 50 anos, foi um dos munícipes que procurou o PA, por conta da Covid. Conseguiu transferência para o Couto Maia, onde ficou 8 dias internado na UTI. “Eu cheguei no PA sem andar. Fui direto para a sala vermelha. Devo muita gratidão à equipe de profissionais. Uma equipe de ouro. O atendimento foi maravilhoso. Se não fossem eles, talvez, eu não estaria aqui hoje”, relatou. 


O Pronto Atendimento já tem mais de 30 dias sem registrar casos positivos da Covid-19. A demanda maior tem sido de outras síndromes gripais, como pneumonia e tuberculose. André Brandão, médico plantonista, comemora o novo cenário e avanço da vacinação. “Com a disponibilidade da vacina, o fluxo diminuiu bastante. Foi uma mudança significativa. Temos muito a comemorar, mas não podemos baixar a guarda, por conta das variantes”, disse.


Além de atender os pacientes com síndromes gripais, por demanda aberta, o equipamento oferece suporte à UPA (Itinga), UPA (Areia Branca) e PA Nelson Barros.  O atendimento é 24h.


*Estrutura*


O PASAI está localizado no centro da cidade, próximo ao Restaurante Popular. Conta com 11 leitos, equipados com ventilação mecânica invasiva e monitor multielétrico. Possui também salas amarelas para quadros leves, sala vermelha para os casos mais graves e sala de isolamento.


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU