ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 11 de março de 2022

Saúde de Lauro de Freitas ganha reforço com a chegada de mais de 80 equipamentos


Saúde de Lauro de Freitas ganha reforço com a chegada de mais de 80 equipamentos


As unidades de saúde de Lauro de Freitas receberão novos equipamentos para proporcionar mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tornar a qualidade dos serviços ainda melhor. O Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel, que contém mais de 80 itens, foi assinado pela prefeita Moema Gramacho e a titular da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Adélia Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (10), na sede do órgão estadual. 


Aparelho de Raio X, oxímetro, poltrona hospitalar, maca de transporte, carro maca removível, aparelho cardioversor, ventiladores, monitores e suporte de soro estão entre os itens adquiridos através de emenda parlamentar da então deputada federal Moema Gramacho, em 2016, e chegarão ao município na próxima semana. O investimento ultrapassa a marca de um milhão de reais. 


Além da cessão de mobiliários, o encontro também tratou sobre o apoio do estado para a reforma do antigo Nelson Barros, que será transformado em Centro de Saúde do Trabalhador e Posto de Saúde da Família (PSF), a  instalação da Unidade Mista do Jambeiro, e a construção de novas unidades de saúde, como a da Quingoma e Capiarara.  


A titular da Sesab comentou que a iniciativa visa ofertar mais qualidade de vida e saúde aos pacientes laurofreitenses. “A cessão de equipamentos, bem como as novas unidades, constituem um grande investimento no município e, com isso, quem ganha são os munícipes, que utilizam os serviços públicos de saúde”, comentou Adélia Pinheiro.


A gestora municipal ressaltou que os maquinários, somados aos já existentes, tornam o ambiente mais confortável aos pacientes, otimizam o trabalho dos profissionais de saúde e tornam os serviços prestados ainda melhores. “Eles vão reforçar os atendimentos na UPA, Upinha e na nossa unidade de saúde instalada na Unime. Todos eles vão deixar o nosso atendimento ainda melhor”, contou.


No local, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Augusto Cesar Pereira, contou que a cessão vai refletir positivamente no retorno das cirurgias eletivas do Hospital Municipal Dia Jorge Novis, na Itinga. “Esses equipamentos serão muito bem-vindos em nossas unidades, principalmente no Jorge Novis, onde, devido a pandemia, nós suspendemos os serviços e  os equipamentos foram realocados para outras unidades. Com esse recebimento vamos voltar a realizar as cirurgias na unidade entre abril e maio”, antecipou o secretário. 


Em 2021, a Prefeitura de Lauro de Freitas investiu 28.55% da sua arrecadação na área da saúde. O dado representa praticamente o dobro do índice constitucional exigido, que é de 15% da receita corrente líquida. A informação foi divulgada durante audiência pública de apresentação da demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2021.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU