ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 28 de março de 2022

Prefeitura inicia semana de prevenção ao câncer de colo do útero com exames ginecológicos nas USFs

 


Prefeitura inicia semana de prevenção ao câncer de colo do útero com exames ginecológicos nas USFs


Nesta segunda-feira (28), começou o mutirão de prevenção ao câncer de colo do útero, voltado para mulheres que nunca tenham feito o exame preventivo, ou que tenham realizado há mais de três anos. A ação segue até sábado (02), em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas. A iniciativa reforça a importância dos exames regulares para evitar essa e outras doenças graves.


Samara Santana, moradora da Itinga, 33 anos, já estava há muito tempo sem realizar o preventivo. Aproveitou a oportunidade e compareceu, logo cedo, à Unidade de Saúde São Judas Tadeu. “Eu engravidei e, depois, com bebê em casa, fiquei sem tempo para me cuidar, mas sei o quanto é importante fazer os exames e visitar o médico. Gostei muito do atendimento que recebi. O exame foi tranquilo e rápido”, comentou.


Elaine Baixos de Jesus,32 anos, foi à Unidade de Saúde de Tarumã para obter informações sobre consultas, mas quando soube do mutirão, aproveitou para fazer o seu preventivo. “Eu acho importante todo o cuidado com a nossa saúde.  Vou aproveitar para fazer meu exame. Pois caso seja identificada alguma coisa, dá tempo de tratar e curar”, disse ela.


O mutirão foi montado, especialmente, para mulheres entre 25 e 64 anos, faixa etária com maior incidência da doença.  De acordo com dados do IBGE, Lauro de Freitas possui mais de 56 mil mulheres nessa faixa etária. Sendo que, 39.704 mulheres, cadastradas no Programa de Saúde da Família, ainda não fizeram o preventivo neste ano. O gerente da USF São Judas Tadeu, Aderbal Teles, destaca que o período de pandemia também interferiu nesta evasão.


“Aproximadamente 70% das mulheres não compareceram ao posto no último ano. A maioria parou de se cuidar, por medo da Covid-19. Por isso, estamos empenhados nesse mutirão, incentivando a realização dos exames ginecológicos e alertando todas as mulheres. Através do exame, é possível identificar qualquer problema”, comentou.


A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar, inicialmente, aproximadamente 7.500 mulheres. As demais serão atendidas ao longo do ano, com agenda programada nas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 07h às 15h, e aos sábados, das 08h às 12h. O resultado do exame será entregue na própria unidade, após o prazo de 30 dias.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU