ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 10 de março de 2022

Março Mulher: Uma trajetória de inspiração, lutas e vitórias

 


Março Mulher: Uma trajetória de  inspiração, lutas e vitórias


Moema Gramacho tem uma trajetória marcada por trabalhos e realizações que transformaram a vida do povo baiano. Química e bióloga de formação, participou da fundação do PT-Partido dos Trabalhadores e da CUT-Central Única dos Trabalhadores na Bahia.


Moema Gramacho foi eleita vereadora de Salvador, em 1996, optando por assumir a vaga de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 1997. Indo pra reeleição em 1998 com expressiva votação sendo a  deputada estadual mais votada do PT na Bahia. 


Em 2002, mais uma vez se reelegeu pro terceiro mandato na Casa Legislativa, novamente sendo a parlamentar mais votada do PT no estado. Em 2004, Moema Gramacho assumiu um desafio ainda maior: foi eleita a primeira mulher prefeita de Lauro de Freitas. Com gestão marcada por melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa, sem descuidar dos demais. 


Foi reconduzida ao cargo de prefeita de 2008 a 2012. Ela também foi Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia em 2013. 


Em 2014, a gestora mostrou a força da mulher na política e foi eleita a primeira deputada federal pelo PT baiano. Em 2016, o amor por governar e o prestígio com o povo levaram Moema ao terceiro mandato de prefeita de Lauro de Freitas. Em 2020 ela foi reconduzida ao cargo para o quarto mandato como prefeita. 


Atualmente, além de prefeita de uma das principais cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Moema Gramacho é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), diretora da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e presidenta do Consórcio das Policlinicas da Regional Metro Recôncavo Norte. A gestora recebeu diversos prêmios como prefeita empreendedora pelo SEBRAE, por melhores práticas pela CEF. Assumir esses desafios em várias esferas proporcionou a Moema uma sólida experiência evidenciando o poder feminino. 


*13 destaques da gestão Moema Gramacho*


1 - Implantação da 1ª Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) do Brasil;

2 - Instalação de um amplo Programa de Segurança Alimentar com Restaurante Popular, Cozinha Comunitária e Banco de Alimentos;

3 - Construção de mais de 7 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, além de mais 3 mil de outros programas habitacionais;

4 - Oferta de mais de 2.500 bolsas-aluguel para famílias em situação de vulnerabilidade e violência doméstica;

5 - 1ª lugar na geração de empregos da RMS nos últimos dez meses de pandemia;

6 - Implantação da primeira creche pública do município em 2005;

7 - Instalação da 1ª Secretaria Municipal de Segurança Pública;

8 - Uma das maiores obras de macrodrenagem do nordeste nos rios Ipitanga e Joanes;

9 - Inauguração do 1º Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF);

10 - Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em toda a cidade;

11- Hospital Escola em parceria com universidade particular;

12- Praça da Cidadania: um projeto que une esporte, educação, cultura, lazer e assistência social;

13- Implantação do Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), exclusivo para diagnóstico e tratamento da COVID-19 no município.


*Mulher com ampla capacidade de diálogo*


Os governos de Moema Gramacho são marcados pela participação popular e pelo amplo diálogo com diversos partidos políticos. Resultado disso é a unidade da sua atual gestão, que conta com o apoio de 17 siglas partidárias.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU