ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Jornada Pedagógica aborda desafios e avanços para a educação em Lauro de Freitas

 


Jornada Pedagógica aborda desafios e avanços para a educação em Lauro de Freitas


Com o tema ‘Educação Pública, Democracia e Diversidade’, a Jornada Pedagógica 2022 em Lauro de Freitas foi aberta na tarde desta segunda-feira (21), reunindo educadores das unidades escolares da rede municipal, a prefeita Moema Gramacho e representantes de entidades governamentais e civis da educação para dialogar de forma virtual, através da página oficial da Prefeitura no YouTube, sobre os desafios e avanços na educação durante a pandemia do coronavírus.


Moema lembrou os esforços realizados desde os primeiros momentos da pandemia para que os estudantes continuassem com as rotinas pedagógicas direcionadas pelos professores de forma remota e constante. A prefeita pontuou as estratégias implementadas pela gestão para mitigar os impactos do período no processo de aprendizagem dos alunos da educação básica, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Lauro de Freitas desenvolveu recursos como a distribuição dos cadernos de atividades, implantou uma plataforma educacional digital com entrega de mais de 21 mil tablets para professores e alunos que possibilitaram o andamento das aulas remotas, além de aulas através da TV Kirimurê.


“No município, os esforços foram coletivos para reduzir as perdas diante de todo o processo, com ausência da sala de aula física e adaptação ao novo contexto. A comunidade educacional se imbuiu para dar continuidade ao desenvolvimento escolar dos alunos. Agora estamos entrando em uma nova fase e retomando as aulas presenciais com segurança”, falou a prefeita. 


Para a secretária da Semed, Vânia Galvão, a Jornada é o momento de pensar a educação como elemento de transformação. “A Jornada nos leva à reflexão dos desafios e das questões que se mantém como problemática contemporânea na perspectiva de gênero e raça. Este tema é mais que pertinente pois estamos refletindo sobre a nossa prática cotidiana e responsabilidade social. Todo educador é um agente de transformação", frisou Vânia Galvão.


*Mesmo diante do cenário desafiador, a educação municipal continua avançando*


Os avanços da educação foram elencados pela prefeita. Moema enfatizou, que mesmo diante da maior crise mundial sanitária, Lauro de Freitas alcançou importantes conquistas para a educação como os dois Complexos Escolares que estão em fase de licitação e serão implantados, um em Vida Nova e outro no Quingoma.


“Estes equipamentos serão construídos com recursos dos precatórios do FUNDEF. Uma luta de 2006 conquistada em 2019 e cujos recursos  estão sendo investidos totalmente na educação. Além disso, a escola Príncipe da Paz e Porto Feliz deixam de ser conveniadas e passam a ser próprias do município, ou seja, de propriedade do povo. Em breve vamos abrir a creche da Avenida Fortaleza, na Itinga, que ainda não pôde ser utilizada devido a pandemia. Além disso, mais uma creche será construída no Castelhão e outra na Lagoa dos Patos, cujo espaço já foi adquirido”, informou.


Com apoio do Governo do Estado, a prefeita informou que Lauro de Freitas terá um novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), uma nova escola para ensino médio em Portão, em substituição a Escola Estadual Kleber Pacheco, e a implantação na escola Municipal Amauri Montalvão, no Capiarara, do segundo grau e a ampliação de  mais seis salas de aula.


*Valorização profissional é compromisso*


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas (Asprolf), Valdir Silva, lembrou que Lauro de Freitas se destaca em relação aos demais municípios da Região Metropolitana de Salvador atualizando anualmente o piso salarial da categoria.


“Essa prefeitura sempre fez o dever de casa muito bem. Isso é fruto de um governo que pensa na valorização e no avanço do magistério no município”, falou.


Mais de 500 trabalhadores da educação assistiram à abertura da Jornada Pedagógica.  A cerimônia contou também com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Rafael Henrique, do presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, Edvaldo Ferreira, e do educador Moacir Gadotti. Professor da Universidade de São Paulo (USP), Gandotti  apresentou a palestra ‘A Escola dos Meus Sonhos’ inspirada nos ensinamentos de Paulo Freire, que fomenta discussões e reflexões sobre a escola, seus desafios e como ela está estruturada e representada no contexto social atual.


Na manhã desta terça-feira (22), a Jornada seguiu com a mesa temática “Política de Ensino e Aprendizagem”. 




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU