ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Prefeitura adere a ODS da ONU para o desenvolvimento sustentável de Lauro de Freitas

Em cerimônia online realizada na tarde desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Lauro de Freitas assinou o termo de adesão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que formam a agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. Para a prefeita Moema Gramacho, o ato vai além da assinatura do documento; representa o compromisso do município com os objetivos e metas elencados.


“Mais do que o ato de assinar este documento, hoje nos comprometemos com a execução destes objetivos, a partir do estabelecimento de projetos que levem Lauro de Freitas a cumprir com estas ações. Isso para garantir o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável para melhorar a qualidade de vida de todos e conquistar apoios nacionais e internacionais. Vamos fazer o nosso dever de casa ao mesmo tempo em que podemos estimular outros municípios, para que façam o mesmo”, declarou a prefeita.


Durante a cerimônia, que contou com a participação de representantes do legislativo municipal, do Centro Público de Economia Solidária e das Secretarias Municipais de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Miriam Barreto, representante da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), parabenizou a decisão da prefeita Moema Gramacho pela adesão aos ODS, que trazem em sua essência a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental.


“Este é mais um passo importante da gestão de Lauro de Freitas, que já desenvolve ações que dialogam diretamente com os objetivos para o desenvolvimento sustentável. Um símbolo importante, que reúne atores da sociedade civil, de empresas, da academia e de governos locais, que têm disposição para construir uma sociedade mais justa, onde ninguém fica para trás. A União Europeia é parceira neste projeto e se colocou à disposição para conversar com a administração sobre projetos futuros”, destacou.


Algumas políticas já desenvolvidas pela Prefeitura de Lauro de Freitas também foram destacadas pelos participantes da cerimônia de adesão, como as ações que compõem o Programa Cidade Solidária e Sustentável, lançado pela administração municipal em junho do ano passado. Muitos dos projetos do Programa, pensados para gerar emprego, renda e fomento à produção e consumo local durante e pós pandemia do coronavírus, dialogam diretamente com a agenda do ODS.


“Esta adesão a estratégia ODS é parte de um conjunto de vitórias que conseguimos realizar nos últimos meses, como o lançamento e execução do Programa Cidade Solidária e Sustentável, e é também reflexo da visão ampla que temos na gestão de Lauro de Freitas, uma administração que preza pelo cuidado com a cidade e as pessoas que vivem aqui. Hoje mais uma vez foi comprovado o compromisso com uma cidade melhor agora e para as próximas gerações,” declarou Uilson de Souza, secretário da SETREL.


Na estratégia ODS estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, entre outros.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU