ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Pais elogiam acolhimento na aplicação da vacina em crianças; cadastro será reaberto nesta quarta (26)

"Vai ser tão rapidinho que você nem vai sentir, prometo que vai ser uma picadinha de formiga”. O tom acolhedor da enfermeira Tatiana Santos, antes de aplicar a dose da vacina que protege contra a Covid-19, tranquilizou o pequeno Mateus José, de 7 anos, na manhã desta terça-feira (25). O garoto é uma das mais de 2.400 crianças com idade entre 7 e 11 anos que já receberam a proteção contra a doença em Lauro de Freitas, desde o último dia 16.


A aplicação das doses de forma humanizada é repetida com todas as crianças. Os profissionais de saúde conversam com os pequenos e explicam como vai ser feita a vacina, onde vai ser aplicada e para o que serve. Já para os pais ou responsáveis, os vacinadores mostram o frasco contendo a dose e após isso a quantidade do imunizante na seringa. “Com crianças temos um cuidado redobrado. Fazemos tudo com calma e no passo a passo para evitar que eles se assustem ou fiquem muito nervosos”, contou Tatiana.


Para Camila Silva, mãe de Mateus, a forma como as crianças são tratadas mostra o cuidado da gestão. “Atendimento excelente. Meu filho se sentiu seguro, mesmo tendo chegado aqui com medo. A equipe o acalmou e teve muito jogo de cintura para lidar com ele”, relatou ao lado do pequeno que nem sentiu a picadinha. “Foi tão rápido que nem doeu”, falou o menino.


Os ambientes para aplicar a vacina nos miúdos e as etapas de acolhimento, registro, vacinação e espera são exclusivos para o público infantil. É necessário que, após vacinada, a criança permaneça no local por 20 minutos, em atendimento aos protocolos de segurança estabelecidos pela Anvisa. “As crianças refletem como espelho os seus pais. Por isso é importante conversar antes, explicar os benefícios da vacina. Então, depois que os pais explicam tudo para a criança, ela vai passar a ter menos medo da vacina e se sentir mais confiante”, concluiu a enfermeira.


*Documentos*


Para receber a proteção é necessário estar cadastrado, apresentar documento de identificação, cartão SUS ou CPF, comprovante de residência, além do formulário de autorização que pode ser impresso através do site da prefeitura -www.laurodefreitas.ba.gov.br ou estará disponível para preenchimento no próprio local de vacinação.


*Cadastro*


O cadastro dos pequenos será reaberto nesta quarta-feira (26) e vai ficar ativo até as 17h do próximo domingo (30), no site da prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br). Os pais ou responsáveis legais devem responder um questionário contendo perguntas como nome, idade e CPF das crianças. Na aba também é possível imprimir o Termo de Autorização e Responsabilidade pela vacinação contra a Covid-19. O Termo deve ser apresentado no ato da vacinação.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU