ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

PA Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, registra mais de 600 atendimentos na primeira semana de 2022

Na primeira semana de 2022, o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) em Lauro de Freitas atendeu 640 pacientes com sintomas relacionados a síndromes gripais e respiratórias. O número reacende o alerta no município que, de acordo com o boletim epidemiológico emitido neste domingo (09), tem 12 pessoas internadas com diagnóstico positivo para a doença. O município computa 524 mortes causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia.


O diretor médico do PASAI, João Leandro Rocha, conta que o equipamento atende pessoas acima de 12 anos com registro de internação em todas as faixas etárias. No último sábado (08), por exemplo, o paciente mais novo internado na unidade tinha 19 anos e o mais velho 71 anos. “Apesar da maior parte dos pacientes estarem vacinados com as duas ou três doses, há casos em que é necessária a internação. Os sintomas vão de casos leves a casos mais graves, com insuficiência respiratória aguda”, explica.


O médico informa que nos últimos dias o PASAI registrou em um único dia de funcionamento 250 atendimentos, um recorde desde o início da pandemia. “A unidade opera atualmente com os leitos ocupados em sua capacidade máxima, realizando diariamente uma média de três transferências para unidades hospitalares de suporte avançado”, pontuou.


A dona de casa Tânia Andrade veio ao PASAI acompanhar o filho Márcio Santos, de 20 anos. Desde a semana passada o jovem apresenta sintomas como febre, diarreia e tosse constante. "Tomei as três doses da vacina, por isso acredito que os sintomas estão mais leves. A Covid-19 é muito contagiosa, peguei mesmo com todos os cuidados", contou.


O casal de namorados Ramon Santos, 25 anos, e Alessandra Barbosa, 23 anos, apresentam sintomas semelhantes. "Além da coriza, febre e dores no corpo, no nosso local de trabalho muitas pessoas positivaram, por isso viemos fazer o teste hoje", falou Alessandra. Ela e o namorado tomaram as três doses da vacina contra a doença.


O procedimento padrão da unidade é iniciado assim que o paciente conclui a ficha de atendimento, com a triagem dos casos realizada por profissionais de saúde. Atualmente o tempo médio de espera para atendimento é de três horas. A unidade oferece exames de raio X, testes com swab para detectar a presença do coronavírus no organismo e eletrocardiograma.


*Enfrentamento a pandemia continua*


Diante da quantidade de casos de síndromes gripais e respiratórias causadas tanto pelo coronavírus quanto pelo H3N2, o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira declarou nesta segunda-feira (10), o reforço das ações para o enfrentamento a pandemia da covid-19 e surto de gripe. “Estamos montando uma força tarefa com nossas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos para promover em todos os bairros as barreiras sanitárias com objetivo de identificar os focos da doença e direcionar os casos positivos para a quarentena, evitando desta forma novos contaminados. Estaremos nas ruas nos próximos dias para fazer esse trabalho preventivo”, falou.


*Vacina salva vidas*


Em Lauro de Freitas, mais de 172 mil pessoas com idade acima de 12 anos já tomaram ao menos uma dose da vacina que protege contra formas agravadas da Covid-19. As pessoas com idade entre 30 a 39 anos estão entre as que mais se vacinaram na cidade com o registro de mais de 35 mil pessoas com a 1ª dose. Já entre os que receberam as duas doses estão 137.107 mil pessoas e mais de 40 mil pessoas tomaram a dose de reforço ou 3ª dose.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU