ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

CCZ Lauro de Freitas retira animais de grande porte das vias; confira outras atribuições do órgão

Com a finalidade de evitar acidentes causados por animais de grande porte em vias públicas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, nesta sexta-feira (21), ação preventiva e educativa em pontos da Estrada do Coco, além de vias nos bairros de Portão, Buraquinho e Miragem. A atividade ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), que auxiliou no trânsito e na sinalização.


Segundo Igor Fidélis, diretor-geral do CCZ, as equipes percorreram vias indicadas através de denúncias dos próprios munícipes. Os dois animais coletados foram encaminhados à sede do órgão até a identificação dos responsáveis.


“Os tutores serão orientados sobre os perigos da prática, assinarão um termo de responsabilidade, pagarão uma multa pelo transporte e estadia do animal no CCZ, como determina a lei, e depois retiram o animal”, explicou.


*Outras ações*


Em paralelo a essa ação, o CCZ Lauro de Freitas atua diariamente no controle de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos através dos animais. As atividades do órgão são regidas pela Portaria do Ministério da Saúde nº 1.138, de 23 de maio de 2014, que define ações de vigilância, prevenção e controle de zoonoses, e da Lei Municipal nº 1517, de 18 de dezembro de 2013, que regulamenta as medidas referentes à permanência de animais em vias públicas.


A determinação do MS considera animais de relevância para a saúde pública todo aquele que se apresenta como vetor, hospedeiro, reservatório, portador, amplificador ou suspeito para alguma zoonose capaz de ser um agente transmissor etiológico para humanos. Ela determina que as ações do CCZ devem tratar sobre as ações e serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos.


Já a legislação municipal esclarece que o CCZ deve atuar no recolhimento de animais de grande e médio porte, como cavalos, vacas, cabras, ovelhas e porcos, em via pública sem a presença do proprietário ou responsável legal, para priorizar situações de risco maior.


O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) também previne e controla zoonoses, como: Raiva, leishmaniose, arboviroses (dengue, Zika, Chikungunya), leptospirose, esporotricose, Doença de Chagas, entre outras.


Para solicitar auxílio nas atividades que competem ao CCZ, basta entrar em contato de segunda a sexta, das 8h às 14h, através dos telefones 71 99608-9407 (whatsapp) e 3288-8912, também o 156, do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), e via e-mail, no endereço a seguir: ccz-sesa@laurodefreitas.ba.gov.br


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU