ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Projetos de Lauro de Freitas beneficiaram mais de cinco mil jovens em 2021

 

Mais de cinco mil jovens de Lauro de Freitas foram atendidos por iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Juventude (SEJU) em 2021. Desse total, mais de dois mil buscaram serviços voltados à empregabilidade e cerca de 1.100 focaram em atividades de qualificação profissional e educação. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (20), no Teatro João Gilberto da Estação Cidadania (Pec 3000), com a explanação do relatório anual, os desafios e os avanços da pasta.  


O momento foi marcado por cultura e poesia, com a participação de Eunice Conceição e Winnie Lorena, vencedoras do 1º concurso de Poesia da Seju, que fizeram a abertura do seminário ao declamar textos voltados à representatividade e ao poder do povo negro. Também foram entregues os certificados de jovens que participaram do curso de Eletricista Residencial Básico, do Programa Empreende Juventude.


Esperançoso, o jovem Geovane Franco, 27, recebeu a certificação das mãos do titular da pasta, Renildo Cabral, e da prefeita Moema Gramacho. A expectativa para ele é de conseguir uma oportunidade de emprego e colocar os novos conhecimentos em prática. “Eu tenho fé que vou conseguir um bom emprego. O curso foi muito bom, aprendi bastante e agora quero colocar em prática. Só posso agradecer pela oportunidade”, contou.


Renildo Cabral reforçou que o programa surgiu para suprir a procura de jovens por qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho. “Percebemos, principalmente no início da pandemia, que os jovens estão em busca de qualificação profissional para conseguir alguma oportunidade o mais rápido possível", disse. Sobre as ações da pasta durante o ano, o secretário comentou que "com iniciativas assim a gente proporciona conhecimento e ajuda os jovens a alçar novos voos. A meta para 2022 é trabalhar ainda mais e alcançar muito mais jovens”, concluiu.


Atenta às observações e entusiasmada, Moema Gramacho destacou que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Seju segue implementando ações para os jovens. “A secretaria atende quem mais precisa, aqueles que historicamente foram colocados à margem da sociedade. Essa política afirmativa é de extrema necessidade, principalmente nesse momento de recessão”, disse.  


Na avaliação de Moema, a política para a juventude trabalhada pela Secretaria expressa todos os setores importantes que a gestão deve trabalhar: educação, cultura, esporte, lazer, além de proporcionar condições dignas de vida.  


A gestora relembrou, ainda, que a sua administração sempre esteve focada em fazer a inclusão através da educação. “Desde a nossa primeira gestão, buscamos fazer esse tipo de ação. Constituímos o Promuni, que garantiu o acesso de jovens e adultos carentes de nossa cidade à universidades públicas. A gente teve a felicidade de formar mais de cinco mil pessoas com bolsa integral, sem precisar pagar um centavo”, recapitulou.  


Ações 2021


Entre os projetos planejados e executados pela Seju este ano estão: Projeto Pega a Visão, lançado em fevereiro, atendeu mais de 560 jovens, com ações que possibilitam novas oportunidades, acesso a serviços, apoio educativo e profissional; Plano de Comunicação voltado à juventude; qualificação profissional através do programa empreende juventude, 1º concurso de poesia; observatório da juventude, RG 0800; currículo online, que alcançou mais de 2,300 jovens, Feira da Juventude, adesão ao Sistema Nacional da Juventude e o Programa Mentoria Jovem.




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU