ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

EXPO MULHER: Feira do empreendedorismo feminino de Lauro de Freitas reúne produtos e histórias de criatividade e superação

 

Por trás de cada produto comercializado na Feira do Empreendedorismo Feminino de Lauro de Freitas, que acontece até esta quinta-feira (11), existem sempre histórias de criatividade, superação e transformação da realidade das pouco mais de 40 expositoras que participam da iniciativa. A feira é promovida pela Câmara da Mulher Empreendedora de Lauro de Freitas dentro da programação da Expo Mulher 2021, iniciada nesta terça-feira (10).


Quando se viu desempregada no início de 2015, a hoje artesã Leide Gonçalves, uma das expositoras da feira, encontrou inspiração nas garrafas de plástico que o pai acumulava embaixo de uma escada na casa onde moram, no Bairro de Areia Branca. O destino das garrafas seria o lixo, não fosse o espírito empreendedor da moça, que hoje tira o seu sustento da produção de bonecas africanas a partir de materiais reutilizados.


“Tenho um empreendimento em Areia Branca chamado Mulheres de Areia. Lá eu e outras mulheres produzimos arte com materiais que iam para o lixo. Essa ideia surgiu em um momento difícil, de desemprego, quando vi as garrafas pet que meu pai acumulava e pensei em transformá-las em bonecas pretas. Hoje estou dividindo a barraca com outras duas amigas que produzem peças de macramê e cactos decorativos. Nos unimos porque assim chegamos a mais gente”, declarou Leide.


O espírito de união da artesã que produz as bonecas pretas dominou grande parte da feira, que também conta com uma série de atividades promovidas por parceiros da Expo Mulher, como orientações jurídicas e de administração de empresas concedidas pela Faculdade Maurício de Nassau, além de cursos oferecidos pelo SENAC para produção de Bûche de Noël, um rocambole natalino, e oficinas práticas para extensão de cílios.


A busca por cosmético para cabelos crespos ou cacheados, provocou em Denildes Ferreira o espírito empreendedor que ela garante que sempre teve. Proprietária da Maria Preta Cosméticos, uma empresa familiar montada por ela e suas duas filhas, ela já conta com uma linha completa de cosméticos, toda produzida com óleos e extratos vegetais, sem a inclusão de nada que agrida o meio ambiente.


“Tudo isso começou a partir de nossa própria história, do nosso cabelo, da nossa cultura e da nossa procura por produtos que fossem bons para o nosso tipo de cabelo e também porque sempre gostei de cosméticos. Começamos a pesquisa e desenvolvemos uma fórmula para cabelos crespos com um amigo nosso que é químico. Fomos evoluindo e hoje temos uma linha completa com um bálsamo, condicionador, ativador, máscara e tônico capilar”, comemora Denildes.


*Empreendedorismo com dendê*


A cultura e história de um dos quitutes mais famosos do Brasil, o acarajé, também está presente na feira. No stand montado pelo núcleo de Lauro de Freitas da Associação Brasileira das Baianas de Acarajé, além do delicioso acarajé, comercializado na entrada do ginásio, também estão sendo vendidos tecidos africanos e um sabão produzido com o óleo de dendê queimado, que não vai mais para o lixo, além das bonecas de arte em papel meninas pretas, da artesã Edésia dos Santos.


“Durante a pandemia não tinha o que fazer, aí me reinventei e virei artesã, este foi o presente que a pandemia me deu, porque eu aprendi a fazer minhas bonecas de arte em papel, minhas meninas pretas. A ABAM é cultura, é patrimônio, é acarajé, é a pasta que lava as nossas panelas de baianas de acarajé. Para a gente é muito importante,” declarou Edésia. Trazida para Lauro com apoio da Prefeitura, a Associação funciona no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.


A Expo Mulher 2021 é um evento idealizado pela Câmara da Mulher Empresárias de Lauro de Freitas e Camaçari, a Câmara Estadual da Mulher Empresária, a Sicomércio Camaçari e Região, com o apoio e parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas, Comtur, 2E Escola de Empreendedorismo, Secretaria de Turismo de Camaçari e CDL.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU