ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Prefeita destaca importância social do Restaurante Popular de Lauro de Freitas durante comemoração pelos 13 anos do equipamento


 Prefeita destaca importância social do Restaurante Popular de Lauro de Freitas durante comemoração pelos 13 anos do equipamento



O Restaurante Popular de Lauro de Freitas completou 13 anos de garantia de segurança alimentar e nutricional aos munícipes. Para marcar a data, o local foi decorado com balões e ganhou um bolo nesta quarta-feira (06), em celebração ao aniversário do espaço. O RP foi inaugurado em 30 de setembro de 2008.


Referência em gestão, o equipamento serve alimentação saudável pelo valor simbólico de R$ 2 para pessoas de baixa renda. Ao longo dos anos, o equipamento já serviu mais de 6,8 milhões de refeições. Diariamente são atendidas 2.150 pessoas com refeições acompanhadas de suco e sobremesa. O RP funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h, na R. Euvaldo Santos Leite, no Centro, servindo um cardápio diversificado, que atende às regras de alimentação balanceada.


No local, a prefeita Moema Gramacho destacou a função social do RP e agradeceu a população por confiar suas refeições no equipamento. “O Restaurante Popular presta um serviço extremamente importante e permanente, com funcionamento diário, exceto aos sábados e domingos. Vida longa a esse equipamento que garante a segurança alimentar, saúde e vida, que é, acima de tudo, o mais importante”, disse.


A prefeita ainda destacou outros equipamentos e ações que fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva e adotado no município desde o final da sua primeira gestão, em 2008, como as Cozinhas Comunitárias de Itinga e Portão, o Banco de Alimentos de Portão e do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).


O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), responsável pela gestão do RP, Tito Coelho, ressaltou o alcance social do equipamento para a parcela da população que mais precisa. “O Restaurante Popular é responsável por matar a fome de milhares de pessoas diariamente. No que depender de mim, vamos continuar trabalhando firme para mitigar os problemas relacionados à fome e todas as outras vulnerabilidades”, afirmou.


O sucesso do RP é resultado do trabalho em conjunto para o funcionamento pleno do local. Claudio de Lima, diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), aproveitou para destacar os benefícios do RP e agradeceu a todos os profissionais que se dedicam diariamente para levar alimentos de qualidade para a população.


Compareceram à celebração, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro; os titulares das secretarias municipais de Saúde, Augusto César Pereira; Políticas Afirmativas, Direitos Humanos, e Promoção da Igualdade Racial, Clóvis Santos; além do secretário chefe de gabinete da prefeita, Lula Maciel, Maria Lúcia Nogueira, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Lauro de Freitas, e de Ana Beatriz, diretora de marketing da Lemos Passos, responsável pela alimentação do local.


*RP na pandemia*


O RP segue rigorosamente todas as medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19, como o distanciamento social com sinalização no chão, marcações intercaladas nos assentos e divisórias entre as mesas. Para ter acesso às refeições do equipamento, o público também segue protocolos, como higienizar as mãos na entrada e na saída, além de aferir a temperatura corporal. Durante o período mais crítico da pandemia, o local esteve fechado por cinco meses.


 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU