ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Em Lauro de Freitas, obra de urbanização da Lagoa da Base é iniciada pela Conder

A obra de urbanização da Lagoa da Base, Centro de Lauro de Freitas, já foi iniciada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). Nesta quinta-feira (09), representantes da empresa pública se reuniram com moradores locais e servidores da Prefeitura Municipal para atualizar informações sobre as intervenções físicas e sociais.


A Ordem de Serviço da obra que vai proporcionar lazer e convivência comunitária foi assinada no dia 1º de setembro. O projeto urbanístico consiste na delimitação da lagoa, implantação de parque infantil, quiosques, equipamentos esportivos, além de pavimentação e paisagismo. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,7 milhão e a previsão de conclusão é de oito meses.


Durante apresentação das intervenções físicas, Alessandro Dória, fiscal de obras da Conder, informou que a empresa Paralela Engenharia venceu a licitação da obra de urbanização da Lagoa da Base. “Neste primeiro mês serão feitas vistorias cautelares, para verificar a situação de cada residência do entorno da lagoa, e a demolição de edificações em cerca de 900 metros quadrados”, explicou.


A secagem total da lagoa para tirar água servida e fazer a limpeza da lama também será feita, segundo Alessandro. Neste processo, uma alvenaria de pedra vai ser construída para delimitar o corpo de água. Dentro do projeto, moradores ainda contarão com uma passarela metálica no meio da lagoa, mesas para jogos e bancos.


Outro ponto destacado, em relação às intervenções físicas, é que na etapa de pavimentação da praça da Lagoa da Base, a Embasa poderá executar as obras complementares do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas simultaneamente. O projeto urbanístico faz parte da obra de reversão da Lagoa da Base.

 

*Projeto Social*


A obra de urbanização na comunidade da Lagoa da Base começou com a execução do Projeto Integrado de Desenvolvimento Socioambiental (PIDSA). A equipe técnica, vinculada a empresa VPL Excelência LTDA, já iniciou a mobilização e organização social, além de atividades de educação socioambiental. Nos próximos 18 meses ainda serão realizados cursos profissionalizantes voltados à geração de emprego e renda.


Quem avaliou os projetos das intervenções físicas e sociais foi Robertino Gomes, representante da Lagoa da Base. “Há muito tempo a gente vem lutando por esse momento. Desde 2005 quando a gestão da Prefeitura na época colocou esse projeto no PAC. Sofremos muito, passamos por enchentes e todos ficaram desacreditados. Mas a comunidade está receptiva e confiante de que agora vai fluir a obra”, conclamou.


Moradores locais podem tirar dúvidas sobre a obra de urbanização no Escritório Social da Conder, localizado na Avenida Amarílio Thiago dos Santos, nº 32ª, próximo ao Supermercado Verdurão e ao lado do Restaurante de Gorete. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. WhatsApp: (71) 9 9386-5481.


*Reversão da Lagoa da Base*


A reversão da drenagem da Lagoa da Base, executada na Avenida Amarílio Thiago dos Santos, pelo Governo do Estado, é constituída por intervenções de perfuração de 21 poços com 14 metros de profundidade. Cada poço possui entrada de tubo de ligação que bombeia águas dos lençóis freáticos para o Rio Sapato, com a finalidade de evitar enchentes em tempos de chuva.

 

 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU