ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 4 de julho de 2021

Supremo determina abertura de inquérito para investigar Bolsonaro no caso Covaxin


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro para apurar se ele cometeu o crime de prevaricação ao ignorar denúncias de irregularidades acerca das negociações para compra da vacina Covaxin.

A solicitação para investigar Bolsonaro foi feita pela Procuradoria Geral da República (PGR). A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros.

A magistrada também autorizou que a Polícia Federal colha depoimento do chefe do Executivo. Inicialmente a PGR havia pedido para aguardar o fim da CPI da Covid para se manifestar sobre a necessidade ou não de investigar a atuação do chefe do Executivo neste caso.

A ministra, que é relatora do caso, porém, rejeitou a solicitação e mandou a PGR se manifestar novamente sobre o caso. “No caso concreto, o exame da petição formulada pela PGR permite concluir que a conduta eventualmente criminosa atribuída ao chefe de Estado teria sido por ele perpetrada no atual desempenho do ofício presidencial”, afirmou a ministra.

O prazo inicial da investigação é de 90 dias. Em uma decisão com duras críticas à PGR, a magistrada afirmou que a Constituição não prevê que o Ministério Público deve esperar os trabalhos de comissão parlamentar de inquérito para apurar eventuais delitos.

Rosa também autorizou o depoimento de Luís Ricardo Miranda e de seu irmão, o deputado Luís Miranda (DEM). Em depoimento, o servidor e seu irmão disseram à CPI que alertaram Bolsonaro sobre as supostas irregularidades. Sobre isso, o presidente diz apenas que não tem como saber o que acontece nos ministérios

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU