ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 6 de julho de 2021

Após ampliar público, Lauro de Freitas espera maior adesão à vacina contra gripe


A vacina da gripe está disponível para o público em geral, com exceção de bebês menores de seis meses. Em Lauro de Freitas, a campanha imunizou até agora 28,2% dos componentes do público-alvo direcionados nas três etapas anteriores. Os idosos estão entre os que menos buscaram a imunização, apenas 20% desse público foram até uma das Unidades de Saúde da Família para receber a dose que confere proteção contra três cepas do vírus Influenza (A H1N1, H3N2 e B).


De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Assis, a gripe é uma doença sazonal com maior incidência nas estações frias. "A doença possui sintomas semelhantes ao da Covid-19, portanto, ao se vacinar, facilita o diagnóstico para ambas as doenças. A importância da imunização também está em reduzir os números de atendimento nas unidades de emergência, principalmente neste período crítico de pandemia", alertou.


Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e cartão SUS. Aqueles que compõem o público-alvo para a vacina da Covid-19, devem apresentar ainda o cartão de vacinação que contém a data de aprazamento para segunda dose. "Esse controle é necessário para receber a vacina da gripe, porque a pessoa deve ter 14 dias de intervalo entre as doses das vacinas. Então, apresentar o cartão da Covid-19 no ato da vacina da gripe é extremamente importante e obrigatório", explicou Daniel.


A vacina da gripe está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h nas USF: Unidades de Saúde da Família Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira, em Itinga; em Portão, nas USFs Vila Nova e Noel Alves Cruz; em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro, a imunização é realizada na USF Padre João Abel, e no Capelão, na USF Manoel José Pereira.


Para ampliar a cobertura vacinal outras salas foram instaladas, com horário de aplicação das doses das 14h às 16h. São eles: drive do Ginásio do Aracuí (Centro), quando não houver vacinação da Covid-19; em Portão, na Escola Kleber Pacheco e Escola Dois de Julho, em Itinga.


Maria Fernanda, 28 anos, veio acompanhada do filho Richard, 10 anos, à sala de vacinação no Colégio Kleber Pacheco em Portão para se vacinar. "Eu vim junto com meu filho tomar a dose e sermos os dois protegidos. É muito importante, neste momento, que estamos vivendo não vacilar com as doenças que podem ser evitadas", disse.


Com mais de um mês de imunizada com a segunda dose da vacina da Covid-19, Ana Nery, 55 anos, procurou a unidade dessa vez para se proteger contra a gripe. " A gripe está controlada hoje graças a vacina, para mantermos os baixos índices é necessário a imunização anual, portanto é importante que todos venham se vacinar", falou.


 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU