ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 23 de junho de 2021

População sugere propostas ligadas à cultura, turismo, juventude, mulher e ações afirmativas, durante a terceira audiência do PPA

 


População sugere propostas ligadas à cultura, turismo, juventude, mulher e ações afirmativas, durante a terceira audiência do PPA


A terceira audiência pública do Plano Plurianual (PAA) 2022-2025, realizada na noite desta terça-feira (22), trouxe para o centro do debate demandas sociais relacionadas à cultura, turismo, políticas afirmativas, juventude e mulher. A população acompanhou a transmissão pelo canal da Prefeitura no Youtube e sugeriu propostas através de chat ao vivo e videochamadas. A próxima audiência online será realizada no dia 29 deste mês, a partir das 18h.


A prefeita Moema Gramacho fez considerações sobre cada temática discutida durante a audiência e aproveitou para deixar uma proposta para o segmento da cultura. Ela sugeriu que o Conselho Municipal de Cultura submeta às representações da sociedade civil e governo, a elaboração de uma publicação com todas as ações desenvolvidas pelo Conselho, desde a criação do Fundo Municipal de Cultura até os dias atuais. A produção servirá para contar a história cultural do município.


Ligado também às questões turísticas, André Luís Pereira, secretário de Cultura e Turismo (SECULT), ressaltou que entre as ações estruturantes, como reforma de equipamentos da cultura e captação de recursos além do que já é garantido pelo Fundo Municipal de Cultura, a pasta está em processo de construção do Plano Municipal de Turismo.


Nas sugestões para a cultura, o professor de teatro Tobé Veloso propôs a disponibilização de kits multimídia para os artistas locais. Segundo ele, o segmento necessita de tecnologias para se adaptar ao cenário pandêmico, e os kits serviriam como gás criativo para não pararem de produzir conteúdo. A realização de fórum permanente em favor da memória artístico-cultural também foi sugerida por Tobé.


Outra demanda popular, referente às políticas para as mulheres, foi a de criação de um centro de acolhimento para o público feminino. A secretária da SPM, Juçara Neves, ressaltou nesse sentido que já está em curso o planejamento para implantação de cinco núcleos de atendimento e apoio à mulher em bairros do município. A perspectiva é facilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade de gênero aos serviços de proteção já existentes.   


A estudante de administração, Natália Rosário, recordou que um antigo programa da Prefeitura, o Promuni, facilitou o acesso de centenas de jovens ao ensino superior, e indagou sobre uma possível retomada. Em resposta, o secretário da Juventude, Renildo Cabral, ressaltou que é do interesse da gestão a retomada do programa. O secretário ainda destacou ações em execução para os jovens, como o projeto “Pega a Visão”, e futuras parcerias público privadas para mais projetos.


A Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) frisou a construção do Conselho Municipal de Promoção e Direitos da População LGBTQIA+ e de um Plano Municipal, além de outras ações relacionadas a pasta.


Todas as interações do chat e propostas para o PPA são encaminhadas para as secretarias correspondentes para serem analisadas e incorporadas à peça de planejamento dos próximos quatro anos. A quarta audiência pública, que será realizada no dia 29/06, irá tratar de assuntos relacionados a trabalho, emprego, renda, esporte e segurança. O canal de sugestões do PAA 2022 - 2025 (laurodefreitas.ba.gov.br/ppa/) segue aberto. Participe.


 


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU