ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Inverno começa com pouca chuva em Lauro de Freitas. Tempo é monitorado diariamente pela Defesa Civil

 


Inverno começa com pouca chuva em Lauro de Freitas. Tempo é monitorado diariamente pela Defesa Civil


Temperaturas um pouco mais baixas, intensidade maior de ventos e menos ocorrências de grande volume de chuva precipitado num curto espaço de tempo, são algumas características do inverno em Lauro de Freitas. O início da nova estação ocorre dentro da normalidade. A avaliação é da Defesa Civil que monitora diariamente os índices pluviométricos coletados em tempo real, e atualizados a cada dez minutos pelos pluviômetros automáticos e estações hidrológicas instaladas em locais estratégicos do município.


O superintendente da Defesa Civil, Tiago Max, explica que o outono costuma ser a época com mais registros de acumulado de chuva em Lauro de Freitas e, com base no comparativo dos registros de outros anos, o prognóstico para os próximos dias é de chuva com menor intensidade. "Os dados utilizados pela Defesa Civil no monitoramento diário, fornecidos por centros de previsão, estão dentro do esperado para este período. O município possui seis pluviômetros automáticos e duas estações hidrológicas que têm a função de medir a quantidade e intensidade das chuvas que possam ocasionar movimentos de massas, alagamentos e inundações”, explicou.


No primeiro semestre de 2021, a Defesa Civil atendeu 347 ocorrências relacionadas a movimentos de massas, inundações, colapso de estrutura e orientações. Como medida de mitigação, forneceu 1.688 m² de lona plástica para colocação em encostas descobertas, com intuito de impermeabilizar o solo e atenuar os possíveis impactos causados por grande volume de chuva.


Os técnicos do departamento alimentam o Mapa das Áreas de Risco com informações sobre os registros de ocorrência diários que envolvam movimentos de massas e inundações. Implementado este ano, o Mapa conta com a indicação dos setores de alto e muito alto risco a movimentos de massa, enchentes e inundação, também apresenta a localização de escolas e unidades de saúde que poderão servir de suporte diante de um possível cenário de desastre.


Plantão no período junino 


A Defesa Civil atua em esquemas de plantões de 24h e pode ser acionada através dos números 199 ou 3288 -8628 e ainda pelo e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br. Neste período junino, devido à tradição de queima de fogos, parte da equipe atuará presencialmente na sede do órgão, localizado no Centro da cidade. A outra parte da equipe pode ser acionada a qualquer momento para possíveis eventualidades. 


 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU