ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Lauro de Freitas inicia 2ª etapa de vacinação contra a gripe

Nesta terça-feira (11), Lauro de Freitas inicia a 2ª etapa da vacinação contra a Influenza. Até o dia 08 de junho, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. O cronograma foi dividido em três etapas, conforme definição do Ministério da Saúde. Além de documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), educadores devem apresentar contracheque atualizado.  


Na tarde desta segunda-feira (10), Camila Neves, mãe da pequena Elissa Neves, aproveitou a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Feliz, Camila Neves comentou sobre a importância do momento para a saúde da filha. 


“Alívio, né? Ver que a gente pode proteger com um simples ato, prevenir as doenças e rezar para que chegue logo a da Covid pra gente tá aqui nessa euforia pela vacinação”, contou. 


Assim como Camila e a filha Elissa, Ivelice Oliveira, mãe de João Gabriel de 4 anos e Joaquim, também foram garantir a imunização. Ivelice, por sua vez, destacou que a vacinação dá um pouco mais de segurança, principalmente no momento difícil ocasionado pela pandemia. 


“Essa vacina tem que ser tomada porque é a da gripe e ela é essencial para nossas crianças”, comentou.  


As crianças fazem parte da primeira fase, em vigor do dia 12 de abril a 10 de maio, e que incluiu também gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas. A imunização previne complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.  


Por se tratar de um vírus sazonal, que costuma circular no país a partir do mês de março, a vacinação é ainda mais essencial para aquelas pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco, conforme explicou o diretor da vigilância epidemiológica, Daniel de Assis. 


 “Eles são chamados para serem vacinados e não desenvolverem a doença. A vacinação é muito importante para os grupos, porque assim como a Covid, a Influenza também pode causar complicações mais graves”, disse.  

Vale ressaltar que o grupo que integra o cronograma da fase 1 e ainda não foi vacinado deve procurar o ponto de vacinação mais próximo para receber a dose do imunizante. Vacinados contra a Covid devem aguardar 14 dias para receber a imunização da gripe. Além disso, não poderão ser vacinadas pessoas com sintomas gripais, incluindo febre.  


*Última fase*


A terceira e última fase da estratégia de vacinação será no período de 09 de junho a 09 de julho para os seguintes grupos: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;  trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;  e população privada de liberdade. 


*Locais de vacinação* 


A administração das vacinas é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira, em Itinga. Em Portão, na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização é realizada na USF Padre João Abel, e no Capelão, na USF Manoel José Pereira. 


Outros pontos fixos foram estabelecidos para ampliar a cobertura, porém o horário de atendimento nesses locais é das 14h às 16h. São eles: Centro, no drive do Ginásio do Aracuí; em Portão, na escola Kleber Pacheco; Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça, em Itinga. Outro ponto foi colocado na Escola Municipal Vida Nova. 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU