ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 11 de abril de 2021

Moema participa de Seminário Virtual pelo Dia Mundial do Autismo

 


Moema participa de Seminário Virtual pelo Dia Mundial do Autismo

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou  na tarde deste sábado (10), do primeiro Seminário Virtual pelo Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. O evento, promovido pelo Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência, abordou temas propostos pelos pais, educadores e militantes da causa. Entre os principais estavam a inclusão no mercado de trabalho, empoderamento e capacitação.


De acordo com a gestora, Lauro de Freitas tem desenvolvido políticas públicas neste sentido nos últimos anos, prova disso é o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), que atende atualmente mais de 800 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos. "Mais de 70% deste grupo de assistidos são de pessoas com autismo. O equipamento oferece atendimentos terapêuticos, dispensação de medicamentos e um grupo de orientação a pais e responsáveis por pessoas especiais", contou.


Moema lembrou ainda da implantação do Centro Especializado em Reabilitação que em parceria com a Unime atende casos leves e moderados.  "O CER atende semanalmente cerca de 40 pessoas oferecendo suporte pedagógico, neuro, psiquiatra, fisioterapeuta, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.


Mais de sessenta pessoas participaram do Seminário. Alunos da rede municipal de educação, professores e pais de pessoas com autismo interagiram e colocaram em pauta as dificuldades e necessidades mais emergentes.


A presença do jovem Mateus Santana, conhecido como Chefe foi motivo de alegria. No final do ano passado ele, que tem autismo, esteve internado por conta de complicações devido a infecção pela covid-19, mas felizmente conseguiu vencer a batalha contra o coronavírus. "Precisamos orar por Lauro de Freitas e por todos, para que Deus cuide de todos", disse.


O encontro promoveu momentos de descontração com leitura de poesias, músicas e relatos de pessoas com autismo. Para a presidente do Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência Josenita Luz, "a maior missão do seminário é acolher os pais, mostrar que eles não estão sós. Estou muito feliz com a participação de todos", disse.

 


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU