ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 21 de março de 2021

Restrição de circulação noturna é antecipada para 18h em Lauro de Freitas


Restrição de circulação noturna é antecipada para 18h em Lauro de Freitas

O horário de início da restrição de circulação noturna em Lauro de Freitas, que antes começava às 20h, foi antecipado para as 18h e terá validade até o dia 1º de abril. Também fica prorrogada até 29 de março a proibição do funcionamento de atividades não essenciais no município, conforme decreto nº 4.780 de 19 de março. As medidas, tomadas em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus, passam a valer a partir desta segunda-feira (22).

Ficam autorizados a funcionar neste período serviços relacionados à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como unidades de urgência e emergência, farmácias e transporte de medicamentos e insumos necessários à manutenção das atividades das unidades de saúde. Também estão autorizados os serviços de segurança pública e privada e a comercialização de gêneros alimentícios.

Durante a restrição de circulação noturna, o transporte público de passageiros será suspenso a partir das 19h30 e retomado às 5h do dia seguinte. A partir das 18h só estão autorizados a circular pelas vias do município quem estiver se deslocando para acessar serviços essenciais, a exemplo de unidades de saúde e farmácias para compra de medicamentos, ou em situações em que fique comprovada a urgência.

Supermercados, hipermercados e atacadões deverão comercializar apenas gêneros alimentícios ou produtos relacionados à limpeza e higiene. As áreas destes estabelecimentos onde estejam expostos produtos que não se enquadrem nestas características deverão ser isoladas, não permitindo o acesso do público a estas sessões. As farmácias só poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde.

Bares e restaurantes poderão funcionar apenas na modalidade de entrega em domicílio até as 23h59. A venda de bebidas alcoólicas continua suspensa durante os finais de semana, inclusive na modalidade de delivery, enquanto durarem as restrições previstas nos decretos municipal e estadual. A comercialização deverá ser suspensa a partir das 18h de sexta-feira, podendo ser retomada apenas às 5h de segunda-feira.

Continuam suspensas as atividades esportivas coletivas e a realização de eventos até o dia 1º de abril. A proibição do funcionamento de academias continua valendo até o dia 29 de março. Atos religiosos e litúrgicos podem acontecer durante o período restritivo, contanto que o público seja limitado a 30% da capacidade do espaço. A implementação de protocolos para retomada escalonada das atividades econômicas está condicionada a manutenção de taxa de ocupação de UTIs menor que 80% durante 5 dias consecutivos.   

Também podem funcionar

Além das unidades que prestam serviços relacionados à saúde, farmácias e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, também estão autorizados a funcionar, respeitando todas as medidas para evitar a proliferação do coronavírus, os seguintes estabelecimentos: que forneçam insumos hospitalares; clínicas veterinárias e pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa; postos de combustíveis e atividades da indústria da Construção Civil.

Estão autorizados ainda o funcionamento de bancos, lotéricas, hotéis e pousadas, serviços de borracharia e relacionados a manutenção de equipamentos e acessórios de combate a incêndio, serviços de ótica, exclusivamente relacionados à saúde, locadoras de veículos, estabelecimentos que comercializem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre outros. Para ter acesso a relação completa de estabelecimentos, consulte a íntegra do decreto no site www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Boletim Epidemiológico e de Vacinação

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na noite deste sábado, em 24 horas Lauro de Freitas registrou mais cinco óbitos, atingindo o total de 234 vidas perdidas para a Covid 19. A curva de contágio também aumentou. Ontem o município contava com 308 casos ativos e 1.427 em recuperação, com 72 pessoas internadas. 

Mas também avançou na imunização. Neste domingo estão sendo vacinados idosos com 71 anos ou mais, fisioterapeutas e médicos autônomos. Com o novo lote de vacinas recebidos neste sábado, o município soma 14.390 doses recebidas e já vacinou cerca de 12 mil pessoas com a 1ª dose  e mais de 3 mil com a 2ª dose.

 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU