ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 24 de março de 2021

Prefeitura reforça ações preventivas para evitar ocorrências no período de chuva

 


Prefeitura reforça ações preventivas para evitar ocorrências no período de chuva

Com foco na redução de impactos causados pela chuva, a Secretaria de Serviços Públicos de Lauro de Freitas (SESP) intensificou o cronograma de ações preventivas. Equipes da secretaria retornaram à Avenida Beira Rio para dar continuidade a limpeza do Rio Ipitanga, com serviços de roçagem, sacheamento, capinação e poda de árvores. Já a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) acelerou o trabalho de desobstrução de redes.

A limpeza do Rio Ipitanga, no trecho central do município, deve durar até o fim de semana. Segundo a SESP, as ações preventivas também já passaram pelo Goró e córregos localizados em bairros. O Rio Sapato está na programação das próximas semanas. No Ipitanga, um dos focos é a retirada de galhos que facilitam o acúmulo de resíduos e bloqueiam a vazão das águas no leito do Rio.

A SEINFRA destaca que as iniciativas na “Operação Chuva” são contínuas e reforçadas, principalmente, nas localidades que apresentam riscos, como Lagoa da Base, Chafariz, Sempre Verde, Boca da Mata, Parque Santa Rita, Luiz Tarquínio, Vila Mar, Vila Praiana e outros.  O período chuvoso em Lauro ocorre historicamente entre abril e junho.

Outras ações

Como parte das ações preventivas, a Defesa Civil de Lauro de Freitas atualizou o mapa das áreas de risco do município, antes mesmo do período das chuvas intensas que historicamente ocorrem entre os meses de abril e junho. O mapeamento detalha locais propícios a movimento de massas, enchentes, inundações e vulnerabilidade das ocupações.

O trabalho da Defesa Civil ainda conta com seis pluviômetros automáticos que auxiliam na prevenção de desastres meteorológicos, além de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, atendimento à população e recuperação de áreas atingidas.

No dia a dia, o órgão ainda se conecta com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana que monitora pontos críticos e de maiores movimentos através das mais de 300 câmeras espalhadas pelo município. O CIMU atua em regime de plantão 24h e atende demandas da população no telefone 156. Já a Defesa Civil no 199, 3288-8628 e 9 9983-6678.

Obras de prevenção

O maior investimento em obras de prevenção às chuvas, em Lauro de Freitas, é macrodrenagem do Rio Ipitanga e Joanes e afluentes, onde o Governo do Estado constrói seis reservatórios de amortecimento, nove canais e realiza o desassoreamento da calha do Ipitanga. O projeto já está com 60% de execução concluída.

Também com mais de 60% de conclusão, a macrodrenagem do Canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus soma-se às intervenções de grande porte. A obra foi dividida por trechos e consiste na substituição de manilhas de concreto existentes por galerias maiores que aumentam a capacidade de vazão de águas pluviais, desassoreamento, reaterro e recuperação de pavimentação.

A execução do Canal do Horto, que reduziu impactos significativos na Itinga, e o Canal dos Irmãos, na rua Jackson Bueno, paralela à avenida Luiz Tarquínio, são outros exemplos de obras preventivas. A construção de cinco encostas pela Prefeitura Municipal também faz parte dos projetos de prevenção já concluídos. 




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU