ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 2 de março de 2021

Covid-19: dois a cada três entubados em UTI morrem


 Pandemia - o agravamento da covid-19 em um paciente obriga equipes médicas de UTIs (unidades de terapia intensiva) a realizarem a entubação em quase metade dos internados. Mesmo assim, desses, dois a cada três não resistem e morrem durante o tratamento. Os dados fazem parte do projeto UTI brasileiras, da Amib (associação de medicina intensiva brasileira) em parceria com a empresa Epimed, que traz os dados 98 mil internações desde 1º de março de 2020.

Os números apontam que dos 46,3% que precisaram de ventilação mecânica na UTIs em um ano, 66,3% morreram. A ventilação mecânica é um método utilizado quando o paciente infectado pelo novo coronavirus atinge um nível de comprometimento dos pulmões que causam uma debilidade respiratória severa. Mas que fique claro que o problema não é o processo de entubação e, sim, a gravidade da doença que faz a evolução resultar em morte. Uma prova disso é que nas mesmas UTIs brasileiras, os pacientes que não precisam de ventilação mecânica ou seja, menos grave tem mortalidade de 9%.

É preciso evitar esse mal entendimento.

Algumas pessoas começaram a achar: se eu for entubado, vou morrer. Aí aconteceram algunsabsurdos de pessoas não irem para o hospital e morrerem em casa. Os pacientes precisam entender que em casos graves a única maneira dele não morrer é essa. Sem isso, a chance de morte é de 100%, a firma Ederlon Rezende, coordenador do projeto ex-presidente da Amib.

A entubação é um procedimentode feito há anos em hospitais pelo mundo todo com alto grau de eficiência e segurança, afirma Rezende.

"Quando feita da forma correta o paciente não sente absolutamente nada.a despeito de não ter nenhuma droga que ataca o vírus a chance de ele sobreviver passa por mantermos sua respiração enquanto por combate a infecção, diz.

Segundo Rezende, apesar do alto índice de mortes registradas, as UTI brasileiras hoje salvam mais pacientes do que no começo da pandemia. As equipes aprenderam a manejar pacientes graves.

"um estudo feito com os 250 mil pacientes que precisavam de ventilação mecânica mostrou uma mortalidade de 80%.Estamos aprendendo a melhorar a sobrevida e temos conseguido alguns avanços, diz.

A entubação feita no momento certo aumenta a chance de sobrevida dos pacientes. Entretanto, uma pesquisa conduzida por oito hospitais de excelência do Brasil e institutos de pesquisa revelou que 25% dos pacientes entubados morreram por sequelas seis meses após deixar em hospital.


Os números apontam que, dos 46,3% que precisaram de ventilação mecânica nas UTIs em um ano, 63,3% morreram.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU