ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Órgãos do Estado fazem visita técnica às obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga em Lauro de Freitas


 Órgãos do Estado fazem visita técnica às obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga em Lauro de Freitas

Uma das maiores obras em execução na Região Nordeste, a macrodrenagem dos rios Ipitanga, Joanes e afuentes, recebeu, nesta sexta-feira (26), visita técnica de órgãos do Estado. A prefeita Moema Gramacho, o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR-BA), Nelson Pelegrino, e o presidente da Conder José Trindade, e técnicos percorreram a área do reservatório de amortecimento 5 Parque da Mata, que será inaugurado em breve. Representantes do Consórcio Ipitanga e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) também participaram da vistoria.

O reservatório Parque da Mata, localizado no Jardim Tropical, Itinga, será o terceiro com equipamentos de lazer e esportivos a ser inaugurado. Do total de seis reservatórios, cinco possuem áreas alagáveis e não alagáveis. Três já foram concluídos e entregues à população: o reservatório da Alameda dos Ingazeiros (com parque), localizado em terreno adjacente ao Ginásio de Esporte, no Centro; o instalado na Base Aérea; e o Rosa dos Ventos com equipamentos de lazer, implantado em frente ao aeroporto.

Os reservatórios localizados no município de Lauro de Freitas são, atualmente, geridos pelo Governo do Estado que pretende passar a administração para a Prefeitura Municipal. Para realizar a transição, a SEDUR-BA solicitou da Secretaria Municipal de Infraestrutura um checklist de intervenções complementares e manutenção que precisam ser feitas nos aparelhos públicos.

O secretário Nelson Pelegrino explicou que a visita in loco possibilita avaliar de perto o que precisa ser feito. “Muitas etapas da obra de macrodrenagem estão para ser entregues, como essa bacia de amortecimento aqui na Itinga. Vamos transferir a administração e conservação dessas praças para a Prefeitura de Lauro de Freitas. Hoje, a prefeita e a Conder vieram fazer o cheklist final, mas também fomos verificar outros trechos que tem interseção com a macrodrenagem e que podem ser, no futuro, incorporados no escopo do projeto” disse.

A macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, uma das maiores obras do Nordeste, vai trazer mais qualidade de vida para milhares de pessoas, como afirma a prefeita Moema Gramacho. “Esse reservatório 05 é o terceiro com parque que deverá ser inaugurado em breve. Além de ser uma praça poliesportiva, é acima de tudo um reservatório de captação de água para evitar alagamentos na nossa cidade”, frisou.

Com investimento de cerca de R$170 milhões, as obras dos Rios Ipitanga e Joanes, que contemplam a macrodrenagem de quase 14 quilômetros de extensão dos rios, com a construção de seis reservatórios de amortecimento, nove canais e desassoreamento da calha do Ipitanga, já estão com 60% do projeto executado. 

A comitiva da visita técnica com os órgãos estaduais e municipais ainda percorreu a Avenida Beira Rio, onde estão em execução o alargamento e desassoreamento da calha, e o reservatório 06, no Caji/Picuaia, e o canal Jardim dos Pássaros.   



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU