ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Lockdown em Lauro de Freitas. Apenas serviços essenciais poderão funcionar das 17h de sexta até as 5h de segunda

A partir das 17h desta sexta-feira (26) apenas serviços essenciais, a exemplo de unidades de saúde, estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como padarias e supermercados, e farmácias vão poder funcionar em Lauro de Freitas. A medida, que se estende até as 5h da próxima segunda-feira (1) e é válida para todos os municípios da Bahia, segue decreto publicado pelo Governo do Estado em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o governador Rui Costa, as medidas são urgentes e necessárias “A situação está muito próxima do colapso no que diz respeito a quantidade de leitos disponíveis nas unidades de saúde, inclusive na rede privada. Precisamos conter o avanço da contaminação. Apesar de nossos esforços tem crescido o número de pacientes internados e a demanda por vagas em UPAS e hospitais, mesmo com a ampliação de leitos que fizemos e continuamos fazendo.”

A prefeita Moema Gramacho também ressaltou a necessidade de se cumprir as medidas e evitar aglomerações. “Esta nova medida, decidida em diálogo do governo do estado com todos os prefeitos e prefeitas, se faz necessária para evitar as aglomerações e alertar a população para o momento grave que estamos vivendo. Enquanto a vacina está chegando, a conta-gotas, as pessoas só têm uma forma de não se contaminarem, evitar as aglomerações e cumprir todos os protocolos que evitam a proliferação do vírus”.

O que pode e o que não pode funcionar

Postos de combustível, com exceção das lojas de conveniência, também estão autorizados a funcionar. Os serviços de delivery poderão fazer a entrega dos seus produtos até a 00h, desde que os proprietários se responsabilizem pelo deslocamento dos funcionários até suas residências. A comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer tipo de estabelecimento está proibida durante o período de lockdown. 

Na sexta-feira, dia em que começam a valer as medidas, as lojas de varejo de rua deverão encerrar suas atividades às 17h, bares e restaurantes às 18h e shoppings e centros comerciais às 20h, devendo permanecer fechados até as 5h de segunda-feira (1). A diferença de horários busca evitar o deslocamento de um grande contingente de pessoas ao mesmo tempo e a consequente aglomeração em transportes públicos.   

Ônibus, metrô, microônibus e vans que realizam o transporte público funcionam normalmente até as 20h30 mesmo durante o período de lockdown. A restrição de circulação noturna de pessoas e automóveis das 20h até as 5h da manhã, instituída por decretos do município e do governo do estado no último dia 19, continua vigorando até o próximo domingo (28). 

A vacinação contra COVID-19 de idosos com 84 anos ou mais e de profissionais que atuam na saúde não será interrompida. 



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU