ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Entrega do kit alimentação aos estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas começa nesta quinta-feira (10)

 


Tem início nesta quinta-feira, dia 10, a 8ª etapa de entrega dos kits alimentação aos 28 mil estudantes da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A atividade ocorre até o sábado, dia 19/12, de acordo com o cronograma disponível no endereço https://www.encurtador.com.br/vzW57.   De março até o início de novembro, a Prefeitura Municipal, por meio da sua Secretaria de Educação (Semed) entregou o total de 196 mil kits alimentação, em sete etapas. Isso implica que em todas os períodos cada aluno recebeu uma unidade, independente de pertencer ou não a uma mesma família.


A ação de entrega dos kits foi definida após publicação dos decretos municipais que determinavam o distanciamento físico, necessário para controlar a proliferação do novo coronavirus. Com esta 8ª etapa, a Prefeitura somará o total de 224 mil kits alimentação entregues aos estudantes da rede. Em cada período, os alunos também receberam um material didático que integra a rotina pedagógica construída pela Coordenação da Educação Básica, em conjunto com gestores e professores da rede.

Como explica a titular da Semed, Vânia Galvão, a medida tomada pela prefeita Moema Gramacho leva em consideração a obrigatoriedade da rede municipal oferecer alimentação escolar no período letivo aos estudantes. “Embora estivéssemos cumprindo atividades remotas, estávamos em um período letivo, então a prefeita entendeu que deveríamos buscar uma forma de honrar nosso compromisso, mesmo porque sabemos que a alimentação escolar é extremamente importante para completar a rotina alimentar de muitos de nossos alunos”, frisou a secretária.

Em função deste entendimento, os kits entregues aos estudantes foram compostos por itens da cesta básica, reunindo alimentos ricos em vitaminas, zinco, ferro, fibras, carboidratos e proteína animal. De acordo com nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Semed, a combinação dessas vitaminas e nutrientes coopera para a produção de energia e fortalece a imunidade do organismo humano, constituindo uma boa rotina alimentar.

Propriedade dos alimentos

Seja carioquinha, branco, preto, mulatinho, fradinho ou vermelho, o feijão é uma excelente fonte de fibras e minerais como zinco e ferro, que são essenciais para o transporte do oxigênio e metabolismo energético. 

O alimento também é rico em aminoácido (lisina) e em vitaminas, como a B9, também conhecida como ácido fólico, que colabora para o fortalecimento da imunidade de pessoas que têm anemia falciforme – uma deformidade nos glóbulos brancos que reduz a resistência do organismo, comum em afrodescendentes, maioria na rede municipal.

A combinação do aminoácido presente no feijão (lisina), com as propriedades do arroz (fibra, carboidrato, minerais e aminoácidos essenciais (metionina)), forma uma proteína de alto valor biológico. Além de saborosa e nutritiva, a mistura de feijão com arroz faz parte da rotina alimentar dos brasileiros.

Flocos de milho e macarrão também integram o kit alimentação. São alimentos ricos em carboidratos (macronutrientes indispensável para produção de energia).  O floco de milho é utilizado no preparo de diversos pratos da culinária local, como cuscuz, simples ou temperado, bolos ou mingau, podendo ser servido nas refeições matinais e noturnas.

Tanto como macarronada, alho e óleo ou na sopa, o macarrão é uma boa opção para ampliar a geração de energia do organismo no almoço e no jantar. Já o leite é uma excelente fonte de proteína animal. Em pó ou líquido, o alimento é rico em vitaminas e minerais como o cálcio, que é essencial para o crescimento e fortalecimento dos ossos, principalmente na primeira infância.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU