ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Moema Gramacho presta solidariedade aos familiares das vítimas de Covid-19 e profissionais de saúde

 


A candidata à reeleição pelo PT para a Prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, parou as atividades de campanha no dia de finados para se solidarizar com os familiares das vítimas do Covid-19 e homenagear os profissionais que estão na linha de frente, no enfrentamento da pandemia. Moema iniciou o dia com ato de abraço simbólico em agradecimento a todos os profissionais de saúde do Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, no centro da cidade, unidade implementada em sua gestão que foi destinada exclusivamente ao tratamento das vítimas da pandemia. A candidata também chamou atenção para necessidade de sensibilização e união total de esforços dos governantes de todo o mundo para descoberta de uma vacina.

Lauro de Freitas recebeu um certificado de reconhecimento pelas boas práticas adotadas no enfrentamento da Covid-19, da Associação Nacional dos Municípios (ABM). Em live realizada no final do dia, transmitida através das redes sociais, Moema Gramacho falou sobre algumas ações de combate à pandemia que foram adotadas em sua gestão. “A Prefeitura criou uma coordenação para cuidar especialmente da pandemia, transformou a unidade que inicialmente seria uma UPA em um Pronto de Atendimento exclusivo para Covid-19, realizou milhares de testagens, internamentos, entubação e, principalmente, salvou milhares de vidas, com o empenho dos 180 servidores que atuam no P.A.”, relatou Gramacho, afirmando que quando a pandemia acabar o P.A. voltará ao status de UPA e o município poderá atingir 100% da cobertura da atenção básica.

Entre as medidas de prevenção e combate, a candidata contou que a coordenação monitorou mais 100 mil pessoas para identificar e orientar sobre sintomas; capacitou agentes comunitários de saúde, que vão em cada domicílio; destinou locais para que profissionais da linha de frente contaminados cumprissem quarentena e recebessem tratamento adequado; disponibilizou uma carreta com cinco consultórios para fazer testagens nos bairros, o que garantiu medidas restritivas e lockdownd de forma mais assertiva; desenvolveu e disponibilizou gratuitamente um aplicativo para estimular a prática do delivery; entre outras ações.

Durante a live, o jovem Tiago Brandão deu o seu depoimento. Ele perdeu dois familiares por conta da pandemia, a avó, matriarca da família e a irmã de 37 anos, funcionário de uma lotérica. “Minha irmã foi uma guerreira, que lutou durante 33 dias para sobreviver, mas infelizmente não resistiu. Hoje minha família se encontra totalmente devastada. Minha mãe está em depressão e eu só posso pedir que as pessoas tenham consciência. Não aglomerem e continuem se prevenindo”.

O candidato a vice de Moema, Dr. Vidigal, é médico concursado do município há mais de 30 anos e esteve à frente da coordenação de enfrentamento da pandemia. Ele lembrou que é necessário manter os cuidados porque a pandemia ainda não acabou. “Temos que continuar nos prevenindo. Estamos vendo no cenário mundial vários casos de retorno dos picos da pandemia em locais onde a contaminação estava controlada. A reinfecção indica que o vírus sofreu mutação e o combate se torna ainda mais difícil”, alertou Vidigal.

Atualmente são 160.272 óbitos por Coronavírus registrados no Brasil, na Bahia são 7.667 mortes e em Lauro Freitas 124.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU