ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Moema recebe apoio de gestores da educação municipal

 


Diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais de Lauro de Freitas reafirmaram o apoio à candidata à reeleição para a Prefeitura do município, Moema Gramacho, em reunião realizada na noite da última terça-feira (13), no bairro do Caji. O diálogo constante com os profissionais da educação, com ampliação de benefícios e manutenção de direitos básicos da categoria, mesmo em momentos de crise econômica nacional e o compromisso com o ensino de qualidade e inclusivo foram alguns dos pontos citados pelos educadores para reiterar este apoio.

Moema ressaltou algumas conquistas da categoria em suas gestões. “O Estatuto e o Plano de Carreira foram conquistas de vocês e a tendência é que possamos evoluir cada vez mais. É importante falar também sobre o respeito ao piso salarial, a garantia dos seus ajustes e o pagamento do 13° salário, que muitos municípios não conseguiram cumprir, mas nós estamos mantendo porque isso é fundamental. Conseguimos trabalhar recentemente o currículo emergencial neste momento de pandemia, porque não sabemos quando vamos voltar à normalidade com retorno das aulas num ambiente seguro. O nosso objetivo é manter tudo aquilo que garante condição digna de trabalho. Cuidar dos trabalhadores é algo inerente à minha história”, disse.

A gestora da Escola municipal Quingoma, Tânia Coutinho, falou sobre a responsabilidade de ouvir as pessoas para a construção das políticas. "Nós que somos gestores nas escolas, estamos sempre dialogando com os nossos professores, coordenadores e assim vimos acontecer na gestão de Moema. Ela conversa com a gente olho no olho procurando fazer uma gestão participativa, com planejamento feito com base nas demandas levantadas pelos vários segmentos da sociedade".

Ana Rita Pires, diretora da Escola Eurides Santana, justificou o seu apoio à reeleição de Moema. “Nós acreditamos na força da educação do município de Lauro de Freitas e queremos um representante no Executivo que olhe pelo nosso povo e pelas nossas crianças”, ponderou.

Outra conquista da educação municipal mencionada foram os avanços alcançados nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o último estudo, referente ao ano de 2019, Lauro de Freitas apresentou avanço nos anos iniciais do ensino fundamental, passando do índice 4.5, em 2017, para os atuais 4.9. “O Ideb não revela puramente números. É o resultado do esforço coletivo, demonstrando o carinho, o cuidado e a dedicação dos educadores e gestores do nosso município”, justificou Gramacho.

O crescimento do índice superou a meta estipulada para o Estado da Bahia no mesmo ciclo, que foi de 4.7. Esse é o melhor resultado do município na série histórica Ideb, que foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

“A nossa meta não é apenas aprimorar o que já existe, mas também fazer o novo. Já estão sendo preparadas licitações para implementação de três complexos educacionais, que vão englobar escola, creche, área esportiva, entre outros espaços. Um desses complexos será na Quingoma, onde também terá uma área dedicada à agricultura familiar e um museu quilombola, para fortalecer as nossas raízes afro-brasileiras. Os outros dois complexos serão construídos em Ipitanga e Vida Nova”, revelou Moema, lembrando que também como forma de valorizar as raízes socioculturais brasileiras através da aprendizagem, em sua gestão foi introduzida a história da África no ensino municipal e mantida a prática da capoeira.

Segundo a candidata, a adoção de energia solar, investimento em tecnologia e digitalização, climatização das salas de aula, reforma das unidades com melhoria da qualidade das cozinhas, implementação de mais escolas em tempo integral e oferta de educação profissional são algumas das ações que constam no seu Programa de Governo, construído de forma participativa com toda a população e os 17 partidos que apoiam a sua candidatura.

Rosângela Nascimento, diretora da Escola Municipal Amauri Montalvão, se emocionou ao falar que Moema é um exemplo de gestão para ela. “Ela é um grande exemplo de vida para mim. Moema me ensinou, me inspirou, mesmo antes de nos conhecermos pessoalmente. Meu exemplo de mulher na gestão, de ser humano, pela sensibilidade, postura profissional, por tratar as pessoas com respeito, de igual para igual", disse.

Fátima Batista, vice-diretora da Creche Centro Educacional Infantil (Creche CEI), também reiterou sua admiração pelo trabalho de Moema. “Essa é uma gestora pé no chão, guerreira, que enfrenta quem tiver que enfrentar". Alda Esther Miranda, gestora da Escola Municipal Vila Nova, completou: “com muita coragem, Moema enfrentou muitos ditadores no Congresso Nacional. Uma mulher forte que venceu um câncer, assim como eu. Um orgulho para nós mulheres”.

O encontro também contou com a participação da secretária Municipal de (Semed), Vânia Galvão, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf), Valdir Silva.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU