ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 3 de maio de 2020

Lauro de Freitas mantém atendimentos pré-natais durante a pandemia

Exames laboratoriais de rotina, ultrassonografias gestacional e morfológicas e acompanhamento obstétrico com equipes de enfermagem, continuam normalmente em Lauro de Freitas, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Saúde da Mulher no Complexo de Itinga e no Hospital Municipal Jorge Novis. Porém, o cuidado nos atendimentos foi redobrado para evitar contágio pelo coronavírus.

As equipes orientam que as gestantes, ao sair de casa para receber atendimento, utilizem a máscara facial – que pode ser confeccionada em tecido ou TNT – e higienizem com frequência as mãos, com álcool em gel 70%.  Atualmente em Lauro de Freitas 1.061 gestantes fazem seus atendimentos pré-natais pelo Sistema Único de Saúde.

O superintendente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Hadson Namour, afirma que o pré-natal é fundamental para uma gestação saudável e integra a relação de serviços em saúde essenciais e não podem ser interrompidos.  “Nas 16 USF dispensamos além dos atendimentos, sulfato ferroso, ácido fólico, remédios de hipertensão, por exemplo, para as pacientes grávidas que necessitam”, completa.

As gestantes de alto risco são acompanhadas por médicos obstetras no Centro de Saúde da Mulher. “Se enquadram nessa classificação mulheres com doenças crônicas prévias à gestação, aquelas que tiveram uma gestação anterior de alto risco e aquelas que identificam, no curso da gravidez, uma condição ou doença que vai oferecer risco para ela e para o bebê”, explica a coordenadora de saúde da mulher da Atenção Básica, Tatiane Dias.

À espera do segundo filho, Elanilza Santos, 29 anos, aguardava sua vez para a realização da ultrassom morfológica no Hospital Municipal Jorge Novis. “Moro em Portão, vim fazer o exame acompanhada apenas de meu marido e em seguida volto para casa, seguindo as recomendações”, disse. Ela conta que mesmo com a mudança da rotina por conta da pandemia, não deixou de fazer seu pré-natal. “Sigo com minhas consultas, agora com maior cautela”, disse.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU