ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Obras de macrodrenagem na Avenida Beira Rio tem previsão de entrega para dezembro deste ano

Obras de macrodrenagem na Avenida Beira Rio tem previsão de entrega para dezembro deste ano


A obra de macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, na Avenida Beira Rio, no Centro, deve ser entregue à população em dezembro deste ano. A previsão foi divulgada na manhã desta quinta-feira (20), após uma visita da prefeita Moema Gramacho, o secretário de Infraestrutura do município e representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela execução da obra. A intervenção está com 55% de conclusão.

A obra vai requalificar a área em urbanização, revitalizando calçada e ciclovia, recomposição da camada de asfalto e iluminação pública. O leito do rio passa por intervenções de desassoreamento, para aumento da seção hidráulica, e contenções de trechos específicos nas margens esquerda e direita do rio. Se antes motoristas, pedestres e moradores sofriam com as chuvas, mesmo com a obra não totalizada, o local já não alaga mais como antes. 

Para a prefeita, a obra é um feito gigante, que vai beneficiar a população. Ela aproveitou para agradecer o apoio do Governo do Estado e a Conder. “É importante estar acompanhando para dar retorno a população. Não se planeja uma cidade de forma fácil. Essa obra já está trazendo e vai trazer muito mais benefícios. Aproveito para agradecer ao ex-governador Rui Costa, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao presidente e aos técnicos da Conder, que projetaram e estão executando as obras”, disse.

A prefeita ponderou os transtornos causados e fez uma projeção. “Entendo que obras causam transtornos, mas eles são passageiros e os benefícios são permanentes. Vamos ter um espaço urbanizado, benefício para quem transita no local. Não é qualquer obra e nem pequena. Tudo isso que está sendo feito aqui é alinhado com as obras do esgotamento sanitário, que está com 80% de sua execução. Os outros 20% estou correndo atrás e vou conseguir. Se eu conseguir deixar a cidade saneada, sem alagamento e pavimentada, posso sair em 2024 com missão cumprida”, garantiu. 

Representante da Conder, o fiscal Jorge Lima explicou que as obras foram iniciadas em 2015, mas só foram tocadas após a aprovação de recursos pela Caixa Econômica, em 2018. “A obra veio passando por várias etapas, mas após a aprovação de recursos da Caixa Econômica, demos continuidade. Vários equipamentos já foram concluídos, como a macrodrenagem, onde foram construídos seis reservatórios, sendo quatro no eixo do Ipitanga e dois em afluentes do Rio”, disse. Segundo ele, a construção desses reservatórios beneficia os munícipes e evita alagamentos. “Quando chove, os reservatórios acumulam água. Sem esses reservatórios, a água poderia transbordar e consequentemente haver alagamento”. 

O fiscal explica também que as chuvas atrapalharam o andamento da obra, mas garante que o percentual executado faz com que o prazo seja cumprido. “Levando em consideração o período chuvoso, o que prejudicou o andamento, temos agora o período de estiagem. Então, a gente vai ter uma condição muito melhor para avançar e concluir as obras no prazo. Ela vai dar algo mais para o sistema de macrodrenagem, porque comporta obras de urbanização, incluindo passeios, ciclovias, novas iluminações, equipamentos para uso da comunidade, praças, aparelhos de ginásticas”, complementou. 

O secretário da Seinfra, Geraldo Mascarenhas, falou dos benefícios aos munícipes e afirmou que está trabalhando para cumprir o prazo da entrega da obra. “A obra de macrodrenagem já beneficia várias comunidades na região. O prazo de conclusão passado pela Conder é de até o final do ano, então vamos acompanhar e trabalhar para cumprir a programação de entrega”, garantiu.

Outras obras estão sendo executadas na cidade. Geraldo aproveitou a oportunidade para tranquilizar a população acerca dos serviços prestados pela pasta. “A Seinfra está na rua trabalhando. Temos diversas obras em Lauro, como a de esgotamento sanitário, que vai atingir 80% da população, temos a de Picuaia, que é outra importante obra, temos um trabalho de manutenção de drenagem, a questão do tapa-buraco, temos diversas obras em andamento e a gente vai poder melhorar a vida daqueles que mais precisa em Lauro de Freitas”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU