ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Prefeitura se reúne com representantes do Sindacs para discutir proposta da categoria

 

Prefeitura se reúne com representantes do Sindacs para discutir proposta da categoria


Na manhã desta terça-feira (20), a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho recebeu os representantes do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS). O encontro aconteceu na sala de reunião do Centro Administrativo de Lauro de Freitas, onde foi discutida a proposta da categoria, que está em campanha salarial 2023. O secretário Municipal de Saúde (SESA), Augusto César e o secretário de Governo (Segov), Antônio Jorge Birne também participaram da reunião. Uma nova rodada de negociação ficou marcada para a próxima segunda-feira (26), às 10h, no mesmo local.

A prefeita iniciou a reunião explicando que houve um aumento de gastos no serviço público da saúde. “Investimos quase 33% na saúde. Buscamos fazer mais na área da saúde. Tivemos dificuldades com o pós-COVID. Quando a gente pensou que estava diminuindo, houve um novo aumento nas despesas. Vale lembrar que nós pagamos o piso de imediato”, argumentou. Moema reforçou que houve uma demanda enorme devido ao investimento feito pela gestão na área.

Após a avaliação do que foi proposto, a gestora alertou sobre a importância de garantir o reajuste de acordo com a inflação. A chefe do executivo municipal entendeu o desejo da categoria e fez uma contraproposta, que será elaborada e analisada. “Vamos fazer uma avaliação com base nos números e dados trazidos. Teremos uma nova reunião para discutir a contraproposta e apresentaremos. Vamos analisar juntos e definir o que podemos fazer”, disse.

O secretário da SESA também ressaltou os esforços feitos pela gestão para garantir os direitos dos profissionais. “Estamos fazendo um esforço, mas a realidade é complicada. A relação está construída e vamos ter uma resolução positiva. Entendo que a categoria merece. Gostaria de dar o retorno positivo, mas a gente precisa fechar contas”, explicou.

Para Meiry Laine, secretária de comunicação do SINDACS, a reunião foi produtiva e, em seu entendimento, houve uma evolução. “Hoje a gente sai daqui com uma contraproposta muito produtiva para apresentar para a categoria, diante do cenário que a gente teve na primeira reunião, hoje a gente considera que há um grande avanço”, contou. Ela espera que na segunda-feira, dia do novo encontro, haja um acerto entre as partes. “Acredito que ajustando os últimos detalhes o martelo vai ser batido”, completou.

Na contraproposta, a prefeita se comprometeu a avaliar os pontos questionados pelo SINDACS. Dentre eles, estão a mudança de nível em setembro; acréscimo pecuniário; o pagamento salarial retroativo em 4,5% nos meses de junho e setembro, além dos valores passivos de 2022 e a regularização de um terço das férias dos profissionais da categoria.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU