População celebra cinco anos da Cozinha Comunitária de Itinga com café da manhã e almoço de boa qualidade
O sorriso estampado no rosto dos aposentados, dona Gilda e seu Antônio Silva, diante do prato colorido, balanceado e farto oferecido diariamente na Cozinha Comunitária, em Itinga, deixa claro a satisfação do casal em frequentar o local. O equipamento da gestão pública municipal, que garante café da manhã e almoço majoritariamente para as famílias da Chácara Taiti e dos complexos habitacionais Brisas, Dona Lindu e Quinta da Glória, completou nesta segunda-feira (27), cinco anos de funcionamento e integra as estratégias direcionadas a segurança alimentar em Lauro de Freitas.
Frequentador assíduo, Seu Antônio, 65 anos, conta que as refeições da cozinha são de boa qualidade e com tempero de casa. “Eu venho praticamente todos os dias aqui com minha esposa. Além de ser uma alimentação balanceada, se fossemos fazer sairia bastante custoso”, disse. Já para dona Gilda, 63 anos, além da economia no bolso, comer na Cozinha também economiza tempo. “Só de saber que quando chegar em casa não vou perder tempo cozinhando, venho logo aqui e assim faço muitas outras atividades no dia”, disse.
Tito Coelho, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), destacou que por dia são servidos 250 almoços e 150 porções de café da manhã e que, ao longo desses cinco anos, mais de 350 mil refeições foram servidas. “A Cozinha Comunitária de Itinga, juntamente com o Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária de Portão e Restaurante Popular, são importantes equipamentos que junto com o Programa Lauro Sem Fome garantem alimento na mesa dos moradores desta cidade. Pratos elaborados com muito carinho e com o preço simbólico de 2 reais para o almoço e apenas 1 real para o café da manhã”.
De acordo com o gestor, até o final deste ano, a quantidade de refeições da Cozinha Comunitária de Itinga devem ser ampliadas. “Esse governo se preocupa com as famílias e nosso objetivo é de que nenhum morador saia deste equipamento sem se alimentar e para isso estamos viabilizando estudos para ampliar os aditivos do contrato e assim garantirmos mais refeições”, disse Tito.
Alimentação balanceada
No prato de dona Maria Sônia, 67 anos, além do tradicional feijão e arroz, uma porção de salada de legumes cozidos e outra de legumes crus, são acompanhadas de proteína, suco e sobremesa. “Amo a comida daqui, não perco não. Venho todos os dias”, falou a aposentada.
A nutricionista, Diana dos Santos, explica que a base da alimentação é composta de acordo com a preferência dos comensais. “Temos um cardápio que varia diariamente, mas sempre com a composição do prato rica em carboidratos, fibras, gorduras boas, minerais e proteínas”, explicou.
O café da manhã começa a ser servido às 7h e segue até às 8h30. O almoço acontece de 12h até às 14h. Na entrada, os frequentadores do local são orientados a realizar a higienização das mãos com água e sabão e em seguida com álcool gel 70%. Todos os servidores que dispensam os alimentos estão devidamente fardados e trajados com luvas, máscara e avental, tudo para garantir que os alimentos não sejam contaminados.
Política de Segurança Alimentar
Além do Restaurante Popular, localizado no Centro de Lauro de Freitas e que serve mais de 2 mil refeições diariamente, das Cozinhas Comunitárias de Itinga e a de Portão que garante alimento na mesa de mais de 300 crianças e adolescentes assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), gestantes e idosos, o município conta com o reforço do recém implantado Programa Lauro Sem Fome.
A cada três meses, 500 famílias acompanhadas pelos CRAS, recebem cestas compostas de 18 itens como arroz, feijão, açúcar, farinha, café, macarrão, biscoito, margarina, soja, leite, óleo e cuscuz. “Juntamente com o governo Lula, estamos imbuídos na luta pela erradicação da fome em nosso município. A alimentação é o princípio básico da saúde. Um povo bem alimentado significa menos pessoas nas filas de emergências médicas”, frisa o vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário