ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Orçamento participativo de Vida Nova reúne mais de 100 pessoas para discutirem melhorias para o bairro

 

Melhoria da frota de transporte público, implementação de política de segurança alimentar e acessibilidade nas vias urbanas estiveram entre as solicitações dos moradores de Vida Nova e região, na segunda audiência do Orçamento Participativo da Prefeitura de Lauro de Freitas, realizada na noite desta quarta-feira (27). Cerca de 130 pessoas compareceram à escuta popular, que foca no planejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023.


A oitiva ocorrida na Escola Municipal de Vida Nova também contemplou os moradores dos bairros de Quingoma, Caji/Caixa D’Água e adjacências. Antes de ouvir as demandas da população, a gestão da Prefeitura de Lauro de Freitas apresentou para os participantes o que é um Orçamento Participativo (OP), que é um momento para a população opinar nas decisões da gestão.

Durante os encontros com a população também é apresentado através de dados as características urbanas das localidades. O bairro de Vida Nova, por exemplo, possui uma área territorial de 2.272,94 km² dentro da totalidade do município, que é de 57.788,56. Ainda no bairro, conforme dados do Cadastro Imobiliário de Lauro de Freitas, existem 6.185 mil unidades habitacionais, sendo que desse número, 4.708 são de residências. A quantidade de comércios cadastrados é 465. Todos estes dados, além de outros, são fundamentais para entender a realidade e planejar o desenvolvimento da localidade.

Na audiência, 18 pessoas fizeram indicações de demandas e sete se disponibilizaram para serem delegados que irão acompanhar as realizações do OP. A prefeita Moema Gramacho ouviu a todos atentamente e anotou as sugestões da população. “A comunidade de Vida Nova e região acompanhou a audiência até o fim e fez críticas construtivas. Para a gente essa interação é muito importante, porque ouvimos o povo e definimos as prioridades”, disse.
Sobre uma das demandas mais cobradas pelos moradores, que foi a de implantação de uma unidade de saúde 24h, a gestora de Lauro de Freitas explicou que a meta da Prefeitura é de construir uma nova Unidade de Saúde da Família, para que a USF já existente em Vida Nova possa ser transformada em atendimento 24h. Outros projetos que já estão sendo executados, que atende as prioridades do bairro, são a construção do complexo de educação, a pavimentação da Rua Marta Aguiar e a melhoria de um campo de futebol.

Moradora de Jardim Castelhão, Anaildes Campos foi a audiência pública para solicitar melhorias na mobilidade urbana de pessoas com deficiência. “Tenho muito a reclamar, mas muito a reconhecer também. No OP passado tivemos por exemplo a indicação de uma creche que está sendo construída agora, assim como a praça e o asfalto que chegou. Mas é preciso dizer que 15% de Lauro de Freitas é composta por pessoas com deficiência, somos mais de 30 mil. Então precisamos de transporte adaptado, de calçadas com acessibilidade ou de ciclovias para nos locomovermos”, disse.

Outro participante, o morador de Jardim Picuaia, Joadson Lima, pediu mais infraestrutura para a sua comunidade. “Eu vim tratar da principal demanda de onde eu moro, que é a mesma de Vida Nova: precisamos de asfaltamento e esgotamento sanitário. Peço aos gestores que olhem para essa comunidade que tem 16 anos e carece de serviços. Assim como fizeram as trocas de lâmpadas recentemente lá, mudando da amarela para LED, eu espero que outros serviços também cheguem”, declarou.

Atualmente, o município de Lauro de Freitas já passa por obras de esgotamento sanitário, executadas pela Embasa, e terá cerca de 90% de cobertura. Participaram da audiência os secretários Roque Fagundes (Seinfra), Luiz Cláudio (Sefaz), Lula Maciel (Gapre), Antônio Abreu (Sesp), André Pereira (Secult) e Manoel Carlos (SMDE), além de vereadores e representantes da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU