ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 5 de julho de 2022

Em Lauro de Freitas, ‘Julho Amarelo’ intensifica prevenção e controle das hepatites virais

Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), iniciou a campanha “Julho Amarelo”, mês de combate às hepatites virais. A abertura foi realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), com a presença de profissionais, gerentes das unidades de saúde e o gestor da pasta. Todos os representantes receberam kits com testes, preservativos, gel lubrificante e material informativo, que serão disponibilizados para a população.

Durante todo o mês de julho serão feitas testagens rápidas de ISTs e aplicação de vacinas. De acordo com o enfermeiro Ramon Campos, essas ações já são realizadas rotineiramente na sede do CTA, mas durante a campanha serão reforçadas. “Nós já fazemos o acompanhamento, através de médicos infectologistas e testes aplicados durante todo o ano.  Nessa campanha, buscamos chamar atenção da população, por ser uma doença silenciosa. Queremos ampliar a prevenção, oferecendo atendimento em diversas localidades”, disse. 

O resultado do teste rápido sai em 15 minutos. Além das hepatites B e C, o munícipe também pode testar HIV e Sífilis. “É uma oportunidade de fazer quatro exames em um mesmo local. É tudo muito rápido e prático e tranquilo. Caso a pessoa queira, podemos também testar essas outras doenças. Toda a prevenção é necessária para evitar sintomas mais graves das infecções”, acrescentou. 

A campanha do “Julho Amarelo” também inclui orientações nos bairros, treinamentos das equipes de saúde, divulgação dos serviços oferecidos pelo CTA, visitas técnicas em estúdios de tatuagem, barbearias e salões de beleza. Segundo Carlos Mascarenhas, coordenador do Programa Municipal de IST, a meta deste ano é triplicar o número de testagens e visitas realizadas no município.

“Nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia, tivemos um número bem abaixo do esperado. Neste ano, estipulamos a meta de triplicar os atendimentos. Todo o planejamento estratégico foi traçado no intuito de levar conscientização para a população, orientando sobre os riscos e formas de evitar o contágio da doença”, comentou.

Durante todos os dias do mês de julho, as equipes irão realizar visitas nas unidades. Além disso, terá as seguintes ações:



09/07: Ação de orientação e testagem no bairro de Jambeiro


16/07: Dia D de mobilização nas USFs / Divulgação do CTA/SAE na Avenida Amarílio Thiago dos Santos


23/07: Ação de orientação e testagem no bairro Quinta da Glória


28/07: Ação em estúdios de tatuagem, barbearias e salões de beleza

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU