ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Artesãos de Lauro de Freitas comemoram loja colaborativa no Parque Shopping Bahia

 

O município de Lauro de Freitas avançou mais uma vez, inaugurando um espaço exclusivo para exposição e comércio de produtos elaborados pelo artesanato local. A Loja Colaborativa fica localizada no 2º piso do Parque Shopping Bahia e foi aberta ao público nesta segunda-feira (25). O espaço integra as ações do programa “Cidade Solidária e Sustentável”, executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). Conta com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e da Associação Beneficente e Religiosa Ilê Axé Oyá.

 

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades locais e representantes das associações de artesãos. Ao todo, o espaço abrigará, inicialmente, 35 expositores, com comércio de bijuterias, acessórios em crochê, esculturas em metal, costura criativa, peças em madeira, vestuário, aromaterapia e itens de religiosidade. Todo o lucro adquirido será revertido para os produtores. Mameto Laura Borges, artista plástica e fundadora do Economia do Sagrado Solidário, é uma das expositoras e enfatizou a importância dessa conquista para a categoria.

 

“Essa é uma grande realização. Ter uma loja colaborativa dentro do nosso município é fortalecer o artesanato. Temos muitos artesãos que precisavam de um espaço para expor os seus belíssimos trabalhos. Eu atuo com peças do sagrado, os banhos de ervas, e muitas outras coisas que valorizam a nossa cultura e religiosidade. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto”, disse.

 

Além de ser um espaço comercial, a Loja Colaborativa também sediará cursos de qualificação para os artesãos do município. O equipamento é pioneiro nessa política de fortalecimento e comercialização de produtos locais. O secretário da Setrel, Uilson de Souza, destaca que a Loja Colaborativa é formada, em sua maioria, por mulheres chefes de família. 

 

“Nós vamos atender aqui 35 empreendimentos, em sua maioria, liderados por mulheres que são responsáveis pela renda das suas famílias. É um equipamento pioneiro, nós não temos essa experiência em outros municípios do Brasil. Essa iniciativa faz parte de uma preocupação do município de criar mecanismos para a geração de rendas. A inclusão da nossa gente no processo produtivo é um caminho mais forte e sólido para sairmos da crise financeira e criar espaço para todos”, comentou.

A prefeita Moema Gramacho também marcou presença na solenidade de inauguração e aproveitou para prestigiar os artistas e agradecer a parceria no novo projeto. “Nenhum gestor consegue administrar sozinho. A gente precisa de parcerias. Nós temos parceria com o povo e com todas as religiões. Agradeço a todos os artesãos e artesãs que toparam participar dessa primeira loja colaborativa. A nossa meta é que isso se expanda para outros empreendimentos. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar o potencial dos nossos artistas, gerar renda e desenvolver a economia local”, relatou a gestora. 




Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU