ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 14 de junho de 2022

Policlínica de Narandiba tem alta procura no 1º dia e esgota agenda de duas especialidades

 


Inaugurada pelo governo estadual nesta segunda-feira (13), a Policlínica de Narandiba, em Salvador, teve uma alta procura no primeiro dia de funcionamento. A demanda represada ao longo da pandemia de covid-19 ficou ainda mais evidente: as cotas de consultas de duas especialidades e de um tipo de exame já esgotaram. O sucesso de busca fez com que marcações de consultas com cardiologista e urologista e também exames de ecocardiograma estejam suspensas por enquanto.


Ao todo, foram agendados mais de 2,3 mil procedimentos entre a inauguração e a manhã desta terça (14), sendo 451 consultas com ginecologista, 421 com cardiologista e 172 com urologista, além de 176 ecocardiogramas marcados, entre outros. A unidade é gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e o financiamento é 100% do Governo da Bahia.

A princípio, o equipamento público foi entregue à população com o objetivo de zerar a fila de cirurgias e tratamentos. Em breve, as plataformas de agendamento irão liberar novas marcações. "Foi um sucesso total essa procura. Já estamos em pleno funcionamento e a população precisa saber que fazemos um atendimento muito humanizado, com uma assistente social que recebe todos que chegam. As pessoas passam por uma triagem da enfermagem e, em seguida, são encaminhadas para o consultório para os procedimentos agendados", detalha Ricardo Mendonça, diretor-geral da FESF-SUS, gestora da unidade.

Embora soubesse que havia uma demanda reprimida na capital, Mendonça explica que causou espanto o grande interesse dos soteropolitanos e ele garante que a tendência, conforme também anunciou o governador Rui Costa, é ampliar os serviços para atender toda essa necessidade dos usuários do SUS. "Também estamos prestes a inaugurar a Policlínica de Escada, no Subúrbio. A unidade ajudará a acelerar, ainda mais, essa fila existente para a realização de procedimentos pré-operatórios", destaca o diretor.

Consultas e exames

A policlínica conta com oferta de consultas médicas nas especialidades de angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. A unidade ainda disponibiliza exames de diagnóstico, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológicocérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, exame preventivo da saúde da mulher.

Saiba como agendar

O atendimento na Policlínica em Narandiba é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. Esta unidade só atende a moradores de Salvador. O cidadão poderá acessar os serviços da policlínica por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353. Pelo celular ou site, é necessário fazer um cadastro, selecionar qual o tipo de atendimento desejado e enviar os documentos necessários para concluir a marcação.

Mais serviços

Após zerar as demandas reprimidas de cirurgias eletivas nas especialidades atendidas na Policlínica Narandiba, o que está previsto para acontecer em julho deste ano, a unidade irá disponibilizar outros serviços como consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.

Nesta segunda etapa, a população também poderá ter acesso à farmácia clínica, enfermagem, atendimento psicológico e nutricional, além de mais serviços de apoio ao diagnóstico, a exemplo de exames como MAPA, holter, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, ultrassonografia doppler, raio-X, mamografia, audiometria e urodinâmica.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU